Dieta paleolítica

A dieta paleolítica – O inicio


Paleolítico refere-se ao período anterior à invenção da agricultura. Ou seja, a dieta paleolítica é a dieta à qual nossa espécie está geneticamente adaptada. Da mesma forma que estamos geneticamente adaptados à gravidade da terra, à concentração de oxigênio da nossa atmosfera, à temperatura do nosso planeta, pois estas são as condições que estavam presentes durante a nossa evolução, a dieta com a qual evoluímos moldou nossos genes.

Não existe um único tipo de dieta paleolítica. Hominídeos nômades vagaram pela África, e posteriormente por todos os continentes, comendo aquilo que estava disponível. No litoral, isso significava um predomínio de pesca. Nas savanas, um predomínio de caça. Na maioria dos lugares, era suplementada com vegetais, frutas silvestres e raízes, além de insetos e larvas. Em locais como o círculo polar ártico, praticamente não havia vegetais disponíveis por pelo menos 6 meses. Em ilhas do pacífico, o coco chegava a compor mais da metade do consumo calórico. Assim, não há uma dieta paleolítica, mas várias. Mais importante do que as diferenças entre estas dietas, é o que todas têm em comum: a ausência de produtos refinados, alimentos processados e grãos.
É evidente que alimentos processados, açúcar, refrigerante e batatas fritas não faziam parte da dieta ancestral. O que não é tão intuitivo assim é a ausência de grãos. Afinal, o pão está presente no quadro da Última Ceia, sabemos que o trigo acompanha a civilização deste sempre. Mas, a agricultura e a civilização ocupam apenas as últimas 36 horas do calendário da nossa evolução. 10 mil anos são apenas 300 gerações. O que é o mesmo que nada do ponto de vista evolutivo.
Assim, com todas as variações geográficas e culturais, em pinceladas gerais podemos descrever da seguinte forma uma dieta paleolítica:
– Ausência de grãos
– Ausência de açúcar
– Ausência de laticínios
– Ausência de alimentos processados

A dieta paleolítica precisa ser adaptada aos tempos modernos. Afinal, é pouco provável que maioria de nós pretenda consumir insetos e larvas ou caçar os animais selvagens com as próprias mãos.
A grande proporção de pessoas intolerantes à lactose atesta nosso despreparo evolutivo para lidar com laticínios após a primeira infância. No entanto, para aquelas pessoas que não apresentam tal intolerância, os laticínios fermentados não parecem apresentar maiores problemas.

Os graves problemas associados ao consumo de carboidratos atestam nosso despreparo evolutivo para lidar com essa classe de macronutrientes, que era escassa durante 99,5% da nossa evolução. O fato de que podemos sintetizar todos os carboidratos de que necessitamos a partir de proteínas e triglicerídeos também sublinha a ausência eventual dos mesmos em nosso passado paleolítico.

Os problemas associados ao consumo de grãos, além do fato de serem a maior fonte de carboidratos da vida moderna, são um capítulo à parte. Eu afirmo, sem sombra de dúvida, que a simples eliminação total dos grãos (pão, massa, farinha, biscoitos, etc, enfim uma dieta livre de glúten) fornece talvez 70% de todo o benefício de uma dieta paleolítica (em termos não apenas de perda de peso, mas de controle de síndrome metabólica e de patologias autoimunes). Falaremos mais sobre isso nos posts seguintes.

Marco zero

Este é o início de uma jornada ao estilo de vida Paleo. Se você nunca ouviu falar do estilo de vida paleolítica “Paleo/LowCarb”, este é o local perfeito. Talvez você tenha caído aqui por acaso ou ainda, alguém lhe enviou para este blog, não importa o motivo, se está lendo esse post agora é porque você está interessado em fazer uma mudança para um estilo de vida saudável, desta forma, continue a ler. Este post é uma tradução livre do Definitive Guide: The Primal Blueprint, publicado no Mark’s Daily Apple por Mark Sisson. O artigo é um resumo bem geral do Primal Blueprint, e uma ótima introdução.

Mark Sisson é um dos maiores sábios do movimento “primal/paleo”. Seu blog, Mark’s Daily Apple, é referência obrigatória nesta área. Quem fornece seu email ao blog, passa a receber não apenas as suas novas postagens, mas também uma sequência de 7 “Lições” sobre o estilo de vida Paleo, um email por dia, como se fossem aulas.

O primeiro e mais importante livro de Mark Sisson é The Primal Blueprint, que poderia ser traduzido por “Planta Baixa Primitiva, ou o O Projeto Primitivo do ser humano”.


O básico

Esses posts explicam o conceito do estilo de vida “Palow”, assim como maneiras fáceis de começar, sem se sentir sobrecarregado por tantas informações novas:

Agora, tenho uma ótima notícia para te dar… ➡️ Baixe agora meu 📕 EBOOK GRATUITO. —>>> clique AQUI

receitas gratuita

Aproveite também para seguir nosso canal no YouTube.
inscreva-se
 —–>>> Clique AQUI para seguir <<-

 

Referências:

https://www.marksdailyapple.com/

http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/01/dieta-paleolitica.html


About the author: Jair Ricardo

Has one comment to “A dieta paleolítica – O inicio”

You can leave a reply or Trackback this post.

Leave a Reply

Your email address will not be published.