Paleolítico refere-se ao período anterior à invenção da agricultura. Ou seja, a dieta paleolítica é a dieta à qual nossa espécie está geneticamente adaptada. Da mesma forma que estamos geneticamente adaptados à gravidade da terra, à concentração de oxigênio da nossa atmosfera, à temperatura do nosso planeta, pois estas são as condições que estavam presentes durante a nossa evolução, a dieta com a qual evoluímos moldou nossos genes.
– Ausência de açúcar
– Ausência de laticínios
– Ausência de alimentos processados
A dieta paleolítica precisa ser adaptada aos tempos modernos. Afinal, é pouco provável que maioria de nós pretenda consumir insetos e larvas ou caçar os animais selvagens com as próprias mãos.
A grande proporção de pessoas intolerantes à lactose atesta nosso despreparo evolutivo para lidar com laticínios após a primeira infância. No entanto, para aquelas pessoas que não apresentam tal intolerância, os laticínios fermentados não parecem apresentar maiores problemas.
Os graves problemas associados ao consumo de carboidratos atestam nosso despreparo evolutivo para lidar com essa classe de macronutrientes, que era escassa durante 99,5% da nossa evolução. O fato de que podemos sintetizar todos os carboidratos de que necessitamos a partir de proteínas e triglicerídeos também sublinha a ausência eventual dos mesmos em nosso passado paleolítico.
Os problemas associados ao consumo de grãos, além do fato de serem a maior fonte de carboidratos da vida moderna, são um capítulo à parte. Eu afirmo, sem sombra de dúvida, que a simples eliminação total dos grãos (pão, massa, farinha, biscoitos, etc, enfim uma dieta livre de glúten) fornece talvez 70% de todo o benefício de uma dieta paleolítica (em termos não apenas de perda de peso, mas de controle de síndrome metabólica e de patologias autoimunes). Falaremos mais sobre isso nos posts seguintes.
Marco zero
Este é o início de uma jornada ao estilo de vida Paleo. Se você nunca ouviu falar do estilo de vida paleolítica “Paleo/LowCarb”, este é o local perfeito. Talvez você tenha caído aqui por acaso ou ainda, alguém lhe enviou para este blog, não importa o motivo, se está lendo esse post agora é porque você está interessado em fazer uma mudança para um estilo de vida saudável, desta forma, continue a ler. Este post é uma tradução livre do Definitive Guide: The Primal Blueprint, publicado no Mark’s Daily Apple por Mark Sisson. O artigo é um resumo bem geral do Primal Blueprint, e uma ótima introdução.
Mark Sisson é um dos maiores sábios do movimento “primal/paleo”. Seu blog, Mark’s Daily Apple, é referência obrigatória nesta área. Quem fornece seu email ao blog, passa a receber não apenas as suas novas postagens, mas também uma sequência de 7 “Lições” sobre o estilo de vida Paleo, um email por dia, como se fossem aulas.
O primeiro e mais importante livro de Mark Sisson é The Primal Blueprint, que poderia ser traduzido por “Planta Baixa Primitiva, ou o O Projeto Primitivo do ser humano”.
O básico
Esses posts explicam o conceito do estilo de vida “Palow”, assim como maneiras fáceis de começar, sem se sentir sobrecarregado por tantas informações novas:
- O que é a filosofia de vida Palow?
- A curva de carboidratos
- O guia definitivo do plano alimentar
- 8 conceitos chave do estilo de vida Palow
- Fazendo a mudança para a vida paleo em 6 etapas fáceis
- O Contexto das Calorias
- Por que grãos não são saudáveis
Agora, tenho uma ótima notícia para te dar… ➡️ Baixe agora meu 📕 EBOOK GRATUITO. —>>> clique AQUI
Aproveite também para seguir nosso canal no YouTube.
—–>>> Clique AQUI para seguir <<-—
Referências:
https://www.marksdailyapple.com/
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/01/dieta-paleolitica.html
Pingback: abacate e suas gorduras monoinsaturadas – PALOW
I haven?¦t checked in here for some time since I thought it was getting boring, but the last few posts are good quality so I guess I?¦ll add you back to my everyday bloglist. You deserve it my friend 🙂
Thank you very much, come back often.
Superb post but I was wondering if you could write a little more on this subject? I’d be very thankful if you could elaborate a little bit further. Cheers!
Of course, keep following us on the blog and on our social networks …
Pingback: Você sabe por que a Dieta Paleo é contra comer feijão? – PALOW
Pingback: Por onde começar em 2022? – PALOW