E aí, pessoal! Sabe aquele negócio de dieta e emagrecimento que todo mundo fala por aí? Pois é, hoje quero falar sobre algo que mudou completamente minha visão sobre isso: a insulina. Tudo começou quando li um livro incrível chamado “Por Que Engordamos e o Que Fazer Para Evitar“, do Gary Taubes, lá em 2013. Esse livro foi tipo um divisor de águas para mim e, sem dúvida, um dos motivos de eu ter criado esse blog. Então, vou fazer um resumão pra vocês!
Pra começo de conversa, se eu tivesse que recomendar só três livros sobre alimentação, esse seria um deles com certeza. Taubes é um cara que não tem papas na língua e critica fortemente a forma como a gente olha para a contagem de calorias e a famosa pirâmide alimentar que os nutricionistas adoram. Ele vai fundo no conceito de balanço calórico e explica por que a estratégia do “déficit calórico” não é a melhor maneira de perder peso. Sério, depois de ler esse livro, você nunca mais vai ver as calorias e a pirâmide alimentar da mesma forma.
Vamos falar um pouco do Gary Taubes. Ele nasceu em Nova York, em 1956, e é colaborador da revista Science. Olha só que interessante: ele não é médico, mas estudou física aplicada em Harvard, engenharia aeroespacial em Stanford e é jornalista pela Universidade de Columbia. Já ganhou três vezes o prêmio Science in Society Journalism Award da National Association of Science Writers. É o único jornalista de mídia impressa a conseguir esse feito! Ele também é pesquisador na Universidade da Califórnia e escreveu outros livros, incluindo “Good Calories, Bad Calories“.
Mas, ó, pra ler esse livro você precisa estar disposto a abrir a mente e esquecer tudo que acha que sabe sobre dietas, emagrecimento, exercícios e alimentação em geral. Taubes vem com mais de um século de estudos, dados e relatos que mostram que a sabedoria convencional sobre por que engordamos está toda errada. E não é só achismo, não! Isso já foi demonstrado em vários ensaios clínicos randomizados.
Taubes usa uma argumentação que vai e volta nos temas e conceitos, mas isso ajuda a gente a entender e reprogramar a nossa mente pra aceitar essas novas ideias. Ele te faz identificar quem são os verdadeiros vilões e heróis da alimentação. E mesmo que tenha alguns conceitos técnicos de biologia, o livro é super acessível. Ele usa explicações simples, exemplos e metáforas que fazem a gente entender tudinho.
Então, se você tá afim de corrigir sua alimentação, seja qual for o seu objetivo, e quer se livrar dos carboidratos e açúcares, esse livro é o ponto de partida. Sério mesmo, não dá pra começar sem ler ele primeiro!
Agora, tenho uma ótima notícia para te dar… Baixe agora meu EBOOK GRATUITO. —>>> clique AQUI
Se você se interessou por conhecer mais sobre a dieta paleolítica e como ela pode trazer benefícios para sua saúde, eu convido você a conferir o meu canal no YouTube. Lá, você encontrará conteúdos completos e explicativos sobre o assunto, com dicas e informações valiosas para começar a sua jornada rumo a um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Além disso, também abordo outros temas relacionados à nutrição e bem-estar. Então não perca mais tempo e venha fazer parte dessa comunidade que busca uma vida mais saudável e feliz!
Clique no link abaixo para se inscrever agora mesmo.
—–>>> Clique AQUI para seguir <<-—
Continuando…
Mas voltando ao ponto chave, você sabe quem é o principal culpado?
“A Insulina”
A insulina é conhecida por todos no controle da glicose (“açúcar no sangue”). De fato, a regulação da glicose sanguínea é a tarefa primordial da insulina, e não é para menos: uma glicose muito baixa o deixará em coma, e uma glicose muito alta também! Embora a insulina tenha muitas outras funções, é evidente que, do ponto de vista evolutivo, ser capaz de reduzir rapidamente níveis perigosos e tóxicos de glicose é mais importante para manter o animal vivo do que qualquer outra função. E daí que derivam nossos problemas. Sendo a regulação da glicose sua função principal, o maior estímulo para a produção de insulina é o aumento da glicose no sangue.
As principais funções da insulina são:
Reduzir o açúcar no sangue, fazendo com que os tecidos transportem a glicose para dentro das células;
Estocar a gordura nas células adiposas, estimulando a síntese de triglicerídeos;
Estocar a gordura nas células adiposas estimulando a sua remoção da corrente sanguínea (estimulando enzima LPL dos adipócito);
Manter a gordura dentro das células adiposas, impedindo a enzima que degrada os triglicerídeos (através da enzima HSL) de funcionar;
Estimular a transformação de glicose em gordura no fígado, aumentando os triglicerídeos no sangue e seu estoque nas células adiposas;
Estimular a síntese de colesterol no fígado (através da enzima HMG-CoA sintase);
Estimular a síntese de glicogênio (a forma como os animais estocam glicose);
Estimular o uso da glicose pelas células (estimulando a glicólise por exemplo);
Inibir a enzima LPL nos músculos, forçando o uso da glicose como combustível ao invés da gordura;
Reter sódio e água nos rins.
E resumo, as ações da insulina alteram o equilíbrio do tecido adiposo no sentido do acúmulo de gordura, além de outros efeitos relacionados à “síndrome metabólica” (colesterol, triglicerídeos, hipertensão, diabetes, obesidade, etc.)
Existem outros hormônios que atuam sobre os adipócitos, mas na vigência insulina elevada, seus efeitos são suprimidos. Assim, para todo os efeitos práticos, regular o tecido adiposo significa regular os níveis de insulina.
Mas como esta gordura é armazenada?
A gordura em nosso corpo é armazenada na forma de triglicerídeos, ou seja: uma molécula composta por três ácidos graxos ligados por uma molécula de glicerol. O glicerol (C3H8O3), por sua vez, é criado quando a molécula de glicose (C6H12O6) é “quebrada” e “remontada” como glicerol.
Em outras palavras: quanto mais carboidratos, mais glicose e mais insulina. Quanto mais glicose e insulina, mais glicerol. Quanto mais glicerol, mais nossas células gordurosas podem estocar triglicerídeos (ou seja, gordura). Quanto mais gordura armazenada, mais gordos ficamos.
Em resumo:
Nosso corpo armazena gordura como uma forma de se nutrir durante o tempo em que não estamos comendo, da mesma forma que guardamos o dinheiro na carteira para usarmos quando não estivermos próximo a um caixa eletrônico ou em um estabelecimento que não aceite cartão de débito.
Quando você ouvir alguém falar que “os carboidratos (ou seja, a glicose) são a fonte de combustível preferida de nosso corpo”, saiba que na realidade a glicose não é a “fonte preferida” e, sim, a que mais causa prejuízo e que, por isto, nosso corpo precisa usá-la primeiro (a fim de se livrar de uma quantidade tóxica de açúcar no sangue).
Quando nosso corpo queima açúcar (que vem dos carboidratos), ele para de queimar gordura, mas não para de armazenar gordura. Ou seja: quanto mais carboidratos você comer, mais gordo você vai ficar.
O objetivo aqui é que você entenda porque engordamos… e o que podemos fazer para evitar. Simples assim.
Não subestime quanto o senso comum falha em entender este processo. A maioria das pessoas acha que engordamos porque comemos mais calorias do que gastamos. E que para emagrecer basta comer menos e se exercitar mais.
Mas elas se esquecem (ou não conhecem) do papel de um hormônio essencial em nosso corpo: a insulina!
Você vai entender como realmente funciona. Para ajudar a explicar, usamos o infográfico que o pessoal do Fatopia.org montou. Veja abaixo!
Aproveitando, apresento-lhes…O E-BOOK 500 RECEITAS ZERO AÇUCAR!
****************************************
Tenha Acesso Agora as Receitas Deliciosas para você não ter que se Privar de NADA, e comer os mais diferentes e Deliciosos tipos de Comidas!
Sabe aqueles sintomas do diabetes que tanto atrapalha o seu dia a dia? Esqueça! Esqueça também uma alimentação restrita, sem graça, que tira todo o seu prazer de comer!
Sabemos o quão difícil é ter diabetes e conviver com os sintomas todos os dias. Você pode pensar que é uma sentença de prisão perpétua em que está atolado em injeções dolorosas e uma rotina de ter que negar a si mesmo os prazeres da comida para sempre.
Mas estamos aqui para te provar o contrário! Agora você pode comer os mais diferentes e saborosos tipos de comidas e ainda manter o equilíbrio para que os níveis de açúcar no sangue não sejam mais um problema para você.
Mesmo que você se sinta perdida, ansiosa e mesmo que você não entenda nada sobre nutrição e diabetes! Coma bem, sentindo o gosto dos alimentos e ainda controle a glicemia de forma natural!
No nosso livro digital você vai ter mais de 500 Receitas Testadas e Aprovadas, todas Sem Glúten e Sem Açúcar para todas as Refeições do seu dia! Desenvolvidas para proporcionar uma alimentação equilibrada, saborosa e prática, visando manter a saúde e o equilíbrio hormonal do seu corpo.
Estamos falando de pratos variados, saborosos e suculentos! Você vai ter PRAZER em comer novamente!
AS COMIDAS MAIS DELICIOSAS NAS VERSÕES
BAIXAS CALORIAS
ZERO AÇÚCAR
ZERO GLÚTEN
SEM LACTOSE
LOW CARB
Não perca essa oportunidade!
Referencias:
Por que engordamos e o que fazer para evitar: Taubes, Gary
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2011/12/chave-de-tudo-insulina.html
https://www.comidadeverdade.com.br/blog/
Thanks to the wonderful guide
You’re welcome, come back to our blog.
Thanks for the excellent manual
Thank you, share with your friends. check back often.
Thanks, it is very informative
THANK YOU ALREADY, ACCESS OUR HOME PAGE AND CONNECT WITH OUR SOCIAL NETWORKS …
.
Want to stay on top of all our tips and recipes? So like and follow us on Facebook, Twitter, youtube and Instagram!
Pingback: st patricks day shirt ideas
Pingback: st patricks day shirt target
Pingback: Dieta cetogênica é benéfica para a saúde mental – PALOW
Pingback: Afinal o que é low carb? Por onde começar? – PALOW
Pingback: Nutrição ancestral e fertilidade – PALOW
Pingback: Adoçantes com baixo teor de carboidratos, os melhores e os piores – PALOW
Pingback: O que evitar para melhorar a composição corporal – PALOW
Pingback: O segredo da saúde e longevidade de Joan MacDonald, aos 77 anos – PALOW
Pingback: Low Carb para Iniciantes: Como Começar e Manter uma Dieta de Sucesso sem Sofrimento – PALOW
Pingback: Balanço Calórico e o Enigma do Ganho de Peso: Uma Perspectiva Científica – PALOW
Pingback: Exercício e saúde:um guia sobre que tipo de exercício é melhor para você – PALOW
Pingback: Jejum Intermitente e Longevidade: Descubra os Benefícios Antienvelhecimento – PALOW