O que é um estilo de vida paleo?


Um estilo de vida paleolítico (também conhecido como um estilo de vida Paleo ou Primal) baseia-se em viver como os nossos ancestrais e da forma que eles certamente viviam na era paleolítica (Idade da Pedra), na tentativa de recriar um estilo de vida saudável e o mais natural possível, assim como, nossos antepassados, caçadores-coletores, adaptando seu estilo de vida aos nossos tempos modernos.

A justificativa para tal abordagem é que nós seres humanos evoluímos durante milhões de anos em um ambiente paleolítico. Portanto, seu corpo e sua mente estão simultaneamente adaptados ao estilo de vida caçador-coletor. A agricultura, por outro lado, só apareceu há cerca de 10.000 anos, no início da era neolítica, e a sociedade industrial apenas há cerca de 200 anos atrás. Os adeptos ao estilo de vida primal afirmam que não há tempo suficiente para os seres humanos se adaptarem às mudanças trazidas pela agricultura e industrialização, levando a um desajuste entre estilo de vida moderno e do genoma humano.

Antes da Revolução Agrícola nossos ancestrais se alimentavam de grandes quantidades de proteínas, vegetais silvestres, frutas da estação, junto com quantidades limitadas de nozes e sementes. Nossos corpos são construídos para consumir esses alimentos, mas não é isso que nossas dietas atuais mostram. O conceito da alimentação Paleolítica é baseada em estudos antropológicos e científicos comprovados de que esse descompasso entre os nossos corpos e a nossa dieta são a razão para os modernos problemas de saúde, como diabetes, obesidade, câncer, mal de Parkinson, Alzheimer e doenças cardíacas.

Assim como qualquer outro animal, os seres humanos sofrem quando nos desviamos da nossa dieta natural, mas quando voltamos a ela, todo nosso corpo muda. Alimentando-se com “comida de verdade”, assim como os nossos antepassados, você irá perder peso, aumentar sua energia e se sentir muito bem!

O Estilo de Vida Paleo está principalmente associado com sua dieta, mas também é associado a outros costumes dos nossos ancestrais que inclui sair com os pés descalços, ter rotinas de exercícios físicos como flexões, barras, agachamentos ou até envolver habilidades de sobrevivência. Seguir o estilo de vida dos nossos ancestrais será um plano para transformar sua vida para melhor, obtendo saúde e bem estar. A dieta é baseada em uma alimentação rica em fontes de nutrientes, com alimentos similares aos da época pré-agrícola.

evoluçãoNesta dieta não há contagem de calorias, há uma simplicidade em comer os alimentos certos e não ingerir o que é prejudicial a nossa saúde. Equilíbrio é a chave e algumas tentativas e erros são inevitáveis antes que cada um de nós possa encontrar o nosso próprio equilíbrio. Eu posso te prometer que esse equilíbrio vale a pena!

A dieta paleo é o método mais saudável de alimentação porque é a única abordagem nutricional que funciona de acordo com a nossa genética, nos ajudando a nos manter magros, fortes e cheios de energia! Pesquisas nos campos da biologia, bioquímica, oftalmologia,  dermatologia e muitas outras disciplinas indicam que a dieta moderna, cheia de comidas refinadas, gorduras trans. e açúcares, são raízes para as doenças degenerativas tais como obesidade, câncer, diabetes, doenças do coração, Parkinson, Alzheimer, depressão e infertilidade”.

The Paleo Solution, the Original Human Diet – Robb Wolf, 2009.

Seguir esta dieta não é difícil, na verdade, ela é muito simples, tão simples que você não precisa contar calorias e muito menos sofrer por longas horas em academias! O que estou falando é que a dieta não é um regime revolucionário, ela promove um emagrecimento natural, de forma simples, ajuda na prevenção de doenças crônicas como obesidade e câncer, ainda podendo atuar na cura de diversas outras doenças. Ela influencia você a comer corretamente e com qualidade, evitando os alimentos que sejam prejudiciais a nossa saúde, como os industrializados, os quais não existiam na era Paleolítica, e principalmente os carboidratos, que além de engordar podem lhe trazer a tão temida diabetes.

Os resultados desta dieta, tratando-se de emagrecimento com saúde, são muito rápidos, praticamente imediatos. Quem está acima do peso e busca emagrecer rapidamente, realizando dietas malucas e regimes que às vezes até funcionam, mas somente por um período de tempo, acabam com o seu organismo, e tem como resultado final o efeito “yo-yo” ou sanfona, entre outros fatores que mexem até com o seu psicológico.

O QUE COMER E O QUE EVITAR

Adotar um estilo de vida Paleolítico é se alimentar de muitas carnes, frutas, peixes, legumes, nozes e óleos naturais, e evitando a maioria das formas dos alimentos que não tinham existência no tempo paleolítico. Isso implica em evitar todos os alimentos processados e, em particular junk food, alimentos com uma elevada carga glicêmica, como doce e alimento com amido. Segue abaixo um quadro com um resumo do que é permitido e o que não é, quando se segue uma alimentação Paleolítica.

Lembre-se que seguir um estilo de vida dos nossos caçadores-coletores, é seguir uma dieta a mais natural possível e a mais primitiva possível, focando apenas em gorduras que sejam consideradas boas.

BENEFÍCIOS EM TER UM ESTILO DE VIDA PALEO

Ao seguir o estilo de vida Paleo, você pode melhorar drasticamente as funções do seu corpo, além de perceber certas quantidades de perda de peso em torno de seu abdômen. Veja os benefícios que você pode adquirir adaptando-se ao estilo dos nossos antepassados:

  • Reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doenças degenerativas mais crônicas que afetam as pessoas no mundo ocidental.
  • Perder peso se você está acima do peso.
  • Melhorar o seu desempenho atlético.
  • Obter uma progressão lenta ou retrocesso de uma doença autoimune.
  • Melhorar ou eliminar a acne.
  • Dormir melhor e ter mais energia durante todo o dia.
  • Desfrutar de um aumento da libido.
  • Melhorar a sua perspectiva mental e clareza.
  • Desfrutar de uma vida mais longa, saudável e ser mais ativo.

PERGUNTAS FREQUENTES

Preciso comer a cada 3 horas?
Não. Comer quando você estiver com fome e não comer quando você não estiver. De volta à nossa história evolutiva, eles não tinham o luxo de ir a uma máquina de vendas automática ou ir à janela de um restaurante drive-thru para pegar comida. Muitas vezes, eles saíam para caçar todos os dias, mas algumas vezes ficavam dias sem encontrar qualquer tipo de alimento.

Esta dieta é contra a ingestão de carboidratos (açúcar)?
Não. Nossos ancestrais também eram coletores, e nas frutas existem boas fontes de carboidratos. O que a alimentação Paleolítica propõe, é a diminuição drástica de açúcares, eliminando os industrializados, comendo apenas frutas e quando necessário, fazer o consumo de adoçante natural, nunca açúcar industrializado. Ou seja, diminuindo a fonte principal de alimentação nos dias atuais (carboidratos) por mais carnes (proteínas) e mantendo um baixo nível de carboidratos através das verduras e legumes.

Ok, por onde começo?
Priorize sempre os alimentos naturais, com o mínimo de preparo, e, principalmente, elimine os que contêm aditivos químicos e os que não vêm de uma cozinha de verdade. Compreendemos que fazer a dieta dos homens das cavernas não é a única solução de emagrecimento, mas a ciência comprova que certamente é a melhor forma de mantermos uma boa saúde em longo prazo. Para você que quer iniciar do zero, recomendo começar por aqui.

E, finalmente, só quero encorajá-lo a fazer essa mudança. Você pode agir. Você pode ver os resultados. Você pode viver um ótimo estilo de vida.

Boa sorte e obrigado!

➖➖➖➖➖➖➖➖

Aproveitando a oportunidade, baixe nosso e-book gratuito:

gratuito

• 📕 EBOOK GRATUITO :➡️ www.palow.com.br/ebook

Você sabia que você pode perder peso enquanto come comidas deliciosas com a dieta Paleo?

Você sabe como? Você sabia que pessoas que seguem a dieta Paleo não se preocupam em contar calorias? E que elas não comem de 3 em 3 horas? Elas só comem quando estão com fome, o que faz ser impossível abandonar a dieta.
.
Qualquer pessoa pode usar as estratégias deste curso para transformar seu corpo e sua vida. Você não precisa ser Ph.D. em nutrição para estar em forma, saudável e feliz. Comece com a dieta paleo e veja como é fácil!

➖➖➖➖➖➖➖➖

📕 Curso Dieta Paleo passo a passo:➡️ https://www.udemy.com/course/dieta-paleo-passo-a-passo/?referralCode=CD61A45D4683E1AD21BC
.
PREÇO: R$ 54,90
.
➖➖➖➖➖➖➖➖
Nível de experiência: Todos os níveis
Idiomas: Português
Legendas: Sim
Lições: 43
Duração: 4 horas
➖➖➖➖➖➖➖➖
Há algum requisito ou pré-requisito para o curso?
.
Não há nenhum pré-requisito. Apenas o acesso a um computador/tablet/smartphone para assistir aos vídeos e a vontade de aprender e agir.
.
➖➖➖➖➖➖➖➖

Quem são seus alunos-alvo?
.
Qualquer pessoa que queira usar as estratégias deste curso para transformar seu corpo e sua vida. Você não precisa ser Ph.D. em nutrição para estar em forma, ser saudável e feliz. Comece com a dieta paleo e veja como é fácil. Também para aqueles que procuram detalhes sobre como a dieta paleo ajuda a eliminar a gordura corporal.
➖➖➖➖➖➖➖➖

O que você aprende:
.
Ao final deste curso, você terá uma sólida compreensão dos princípios básicos da dieta paleo. Você terá acesso a estratégias e estruturas mentais que podem ser usadas para ajudá-lo a se livrar da gordura corporal indesejada e a mantê-la sem se estressar.
Você aprenderá quais alimentos são eliminados da dieta paleo e por quê.
Você aprenderá quais alimentos estão incluídos na dieta paleo e por quê.
Você obterá estratégias específicas para ajudá-lo a definir metas de transformação poderosas.
Você terá estratégias para ajudá-lo a seguir seus objetivos e superar obstáculos.
Você aprenderá a construir suas refeições paleo diariamente.
Você aprenderá a maneira livre de estresse de monitorar sua ingestão de alimentos. Nenhuma contagem de calorias é necessária.
Você aprenderá a maneira livre de estresse de acompanhar seu progresso e fazer ajustes simples no seu plano para superar os platôs.
Você aprenderá estratégias para melhorar áreas específicas da sua vida que o ajudarão a atingir seus objetivos de transformação mais rapidamente.
Você receberá suporte ao longo do caminho para ajudá-lo a permanecer no caminho certo.

➖➖➖➖➖➖➖➖

Para quem é este curso:
.
Alguém que quer ajuda para começar a dieta paleo e quem procura detalhes sobre como a dieta paleo ajuda a eliminar a gordura corporal.
.
➖➖➖➖➖➖➖➖
Instrutores:
Jair Ricardo
Patrícia Menezes
➖➖➖➖➖➖➖➖

 

Referências

A Paleolithic lifestyle
The Paleo Solution-Robb Wolf
The Blueprint Primal-Mark Sisson

About the author: Jair Ricardo

Leave a Reply

Your email address will not be published.