Usando o princípio de Pareto

Usando o princípio de Pareto na paleo


Tratamos em nosso blog sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e emagrecimento saudável a médio e longo prazo, mas vamos falar sobre alguns outros campos do conhecimento como o princípio de Pareto, esse que apresento a seguir…

Vilfredo Pareto foi um economista italiano que dizia que para se obter 80% de resultados em qualquer tarefa, eram necessários apenas 20% de esforços. Mas o fato é que esta constatação se aplica com muito acerto a inúmeras áreas de estudo. Vejamos o exemplo a seguir:

Em um negócio online, geralmente 20% dos clientes representam mais de 80% dos lucros do empreendimento.”

E como sou profissional de Tecnologia da Informação, posso confirmar isso, já que trato com esta distribuição diariamente. Veja esse outro exemplo:

Um aplicativo (programa de computador), em média passa 80% do tempo ocioso, ou seja, apenas 20% do seu código está em atividade.”

O princípio de Pareto ficou conhecido justamente por apresentar essa relação bem desproporcional entre causa e efeito. Mas como isso se aplica em nosso caso?

Isso pode nos ajudar positivamente no conforto psicológico, pois agora você sabe que de acordo com essa estimativa será possível obter aproximadamente 80% de resultados com apenas 20% de esforços, correto?

Isso quer dizer que você não precisa ser um ser humano perfeito a todo momento, e nem ficar naquela paranoia das dietas que pregam aquele típico pensamento, desumano, de ter que “estar na linha” o tempo todo e seguir tudo à risca para conseguir alcançar seus objetivos.

Seja eficiente, faça o que é necessário…

Assim somos levados a observar outras definições importantes que dizem respeito a eficiência e eficácia. Precisamos de ambos. Mas temos que ter o entendimento do que cada um significa… Falando novamente de dietas e especificamente do estilo de vida Paleo, como vocês devem ter percebido neste blog, não gosto de radicalismos e extremismos e portanto tento ser eficiente e eficaz na sua aplicação.

“Eficiente é saber o que fazer, e executar esta tarefa de maneira correta no menor tempo possível. Isto é ser eficiente. Eficaz é executar a tarefa ou ação certa. Direto ao ponto, isto é ser eficaz.”

Estes dois conceitos associados a ideia de 80/20 de Pareto, nos assegura que alcançaremos os melhores resultados no menor tempo possível. Mínimo de ação com o melhor resultado possível. Desta forma, é preciso ser eficiente e eficaz.

Esta é uma grande diferença da dieta Paleo, pois em si ela já é simples e direta ao ponto. E com a devida prática e eficácia tanto na alimentação quanto nos exercícios, fará com que alcancemos sem muito esforço mais de 90% dos nossos objetivos. E aí é onde ela mais se distancia de dietas complexas e controles insanos de calorias: Muito Tempo + Ações Complexas = Frustração.

Usando o princípio de Mark Sisson: 80/20

Esse princípio é também de extrema importância e apesar do nome parecer um confronto direto ao princípio apresentado anteriormente, na verdade ele pode ser visto como um complemento. Mark Sisson é um dos personagens mais famosos quando o assunto em questão é alimentação correta, saúde e boa forma do ponto de vista evolutivo, como já mostramos em outro post do blog. Também é uma das maiores inspirações para o conteúdo apresentado neste website. Segundo ele, momentos livres para se comer alimentos “proibidos” podem ser utilizados. Eu adotei esta ideia sem medo, pois ficar na

paranoia de comer 100% corretamente o tempo todo é ruim para saúde emocional e para o emagrecimento definitivo que tanto buscamos.

Dias de folga são essenciais. Afinal de contas, a comida é um elemento social de confraternização e celebração. E por mais que este conceito pareça o oposto do anterior, não é bem assim.

Veja bem, o princípio de Pareto defende que façamos 20% de esforços para obtermos 80% de resultados. Imagine que 20% de esforços se trata de seguir o cardápio base recomendado na filosofia Paleo. Esses 20% de esforços não incluem exercícios, sono adequado, banhos de sol, esportes, jogos, brincadeiras, suplementação etc. O programa completo corresponderia a 100% de esforços, mas nós precisamos de apenas 20% (o cardápio correto) para obtermos os 80% de resultado. Quem desejar 100% de resultados, poderá otimizar seguindo os outros itens expostos no decorrer do “Estilo de vida Paleo”.

De acordo com o princípio de Mark Sisson, você seguirá o cardápio base correto durante 80% do tempo, enquanto nos outros 20% poderá opcionalmente utilizar para comer o que bem entender. Assim você não precisa ir na festinha de aniversário do seu filho (a) ou sobrinho (a) e ficar sofrendo quando vê a bandeja de docinhos passar na sua frente.

De acordo com o Dr. Loren Cordain, outro grande estudioso da área, o princípio pode ser aplicado da seguinte maneira: Manter-se firme no estilo Paleo em 80% das suas refeições e se permitir em 20% comer alimentos que não compõem o cardápio Paleo. Acredita-se que isto ajuda na adaptação das pessoas em relação a exclusão de certos alimentos que gostam muito, aliviando o estresse e dando ainda mais força para a pessoa permanecer dentro do estilo, até que, um dia, consiga de fato ficar perto dos 100%.

Isso quer dizer que dentro dos 20% de esforços necessários você terá 20% de folga para sair do cardápio base. Confuso, claro que não?

Então veja o infográfico abaixo, que foi retirado do site obesoemagrece.com, um exemplo do que seria um estilo de vida 100% saudável, e entenda melhor esses dois conceitos…

infográfico

Referências:

http://www.marksdailyapple.com
https://robbwolf.com/
https://obesoemagrece.com/

About the author: Jair Ricardo

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