Tudo começa no supermercado. Se você deseja ter sucesso em uma dieta cetogênica, precisa saber como comprar mantimentos cetônicos.
Aqui estão três dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao comprar mantimentos para uma dieta cetogênica – e como evitá-los.
Por Jennifer Calihan , revisão médica pelo Dr. Bret Scher, MD Baseado em evidências.
1. Alimentos altamente processados
Mesmo em uma dieta cetogênica, é possível comprar mantimentos potencialmente insalubres. Mas não se você mantiver isso “real”. Veja como:
Compre alimentos integrais
Comida integral tem apenas um ingrediente. Exemplos são carnes, frutos do mar, ovos, manteiga, óleos, vegetais, frutas e nozes.
Esses alimentos devem formar a base de sua dieta ceto.
E são tantas opções deliciosas!
Limite de alimentos embalados
A maioria dos produtos alimentícios embalados que você encontra nos supermercados são ultraprocessados.
Eles também geralmente contêm açúcar e amido adicionados. Por esse motivo, eles devem ser minimizados em uma dieta cetônica.
Felizmente, é fácil evitar alimentos altamente processados. Veja como:
- Ignore o óbvio
Às vezes, o pacote fala por si. Se disser algo como “cereal”, “bolo”, “biscoito”, “pão” ou “batatas fritas” – não leia mais. Ir embora. Como esses alimentos são tipicamente ricos em carboidratos, eles não são uma boa escolha em uma dieta cetogênica. - Ignore produtos com baixo teor de carboidratos
Se sua loja oferece versões com baixo teor de carboidratos de massas, pães e biscoitos, geralmente recomendamos que você os evite. A maioria contém amido e outros aditivos. Alguns contêm adoçantes que podem impedir seu progresso. - Ignore rótulos “saudáveis” ou “naturais”
Muitos produtos alimentícios altamente processados são rotulados como “saudáveis” ou “naturais”. Ignore esses termos sem sentido.Fique com alimentos cetônicos saborosos e de ingrediente único, tanto quanto possível.
Compre alimentos embalados minimamente processados
Nem todos os alimentos embalados são altamente processados, mas como você sabe em qual confiar? A regra geral é procurar produtos com poucos ingredientes.
Ovos, carne e peixe são ótimas opções, embora muitas vezes sejam embalados.
Alguns alimentos um pouco mais processados podem ser bons também. Escolha carne seca sem adição de açúcar, molho holandês, pesto, molho de pizza, molhos para salada, salsicha, tahine e tapenade. Certifique-se de verificar a lista de ingredientes e o teor de carboidratos, pois os carboidratos e aditivos variam entre as diferentes marcas.
2. Carboidratos demais
Agora que você sabe como evitar alimentos altamente processados, vamos corrigir o segundo erro da mercearia cetogênica: muitos carboidratos.
Para o sucesso do ceto, recomendamos comer menos de 20 gramas de carboidratos líquidos por dia.
Veja como evitar que os carboidratos entrem em sua casa:
Evite o acúmulo de carboidratos
Os carboidratos se somam. Os brócolis e cenouras que você comeu no jantar, aqueles morangos com chantilly que você comeu na sobremesa e as nozes e chocolate amargo que você desfrutou no início do dia – todos eles se somam.
Mesmo ao comer alimentos cetogênicos saudáveis, “um pouco disso” e “um pouco daquilo” podem tirar você da cetose. Se você não está obtendo resultados em sua dieta cetônica, considere estas dicas de compras de supermercado:
- Compre menos vegetais ricos em carboidratos
Evite estocar vegetais ricos em carboidratos. Confira nosso guia de vegetais ceto para as melhores opções. Nossos vegetais favoritos são muito baixos em carboidratos. Folhas verdes, aspargos, abacate e abobrinha vêm à mente. Você também pode desfrutar de outros vegetais saborosos, como brócolis, couve-flor, feijão verde e couve de Bruxelas, é claro. Mas você pode precisar ter um pouco mais de cuidado com isso, pois eles contêm mais alguns carboidratos. - Compre menos frutas
Em uma dieta cetogênica, sua melhor aposta é evitar comprar qualquer fruta. Se você quiser comer algumas ocasionalmente, confira nosso guia de frutas e bagas cetogênicas para as melhores opções. Morangos, framboesas e amoras estão bem se você mantiver o tamanho da porção pequena (cerca de 1/2 xícara ou menos). Limão e lima, em pequenas quantidades, também funcionam. Tecnicamente, abacate e tomate são frutas com baixo teor de açúcar, mas por conveniência, nós os agrupamos com vegetais. - Compre menos nozes e menos chocolate amargo
Nozes e chocolate amargo (mínimo de 85% de cacau) são amigáveis ao ceto em pequenas porções. Mas porque eles são convenientes e deliciosos, pode ser fácil comer demais essas guloseimas e acabar ultrapassando seu limite diário de carboidratos. Confira nosso guia de nozes ceto para as melhores opções. Por exemplo, escolha nozes de macadâmia ou nozes em vez de castanha de caju. Dê uma olhada no nosso guia de lanches ceto para ver a quantidade de carboidratos em diferentes tipos de chocolate. Outro deslize comum é consumir muita farinha de amêndoa em itens assados que são amigáveis ao ceto apenas quando servidos em quantidades menores. Portanto, fique de olho no tamanho da porção e fique atento à quantidade de farinha de amêndoa que você compra – e consome. - Compre menos cream cheese e iogurte grego
Esses laticínios integrais podem ser bons com moderação, mas ambos contêm carboidratos. O cream cheese tem 1,5 a 2 gramas de carboidratos por onça (28 gramas), e o iogurte grego tem cerca de 5 gramas de carboidratos por 3/4 xícara (170 gramas). Então vá com calma!
Calcular carboidratos líquidos
Alimentos embalados geralmente contêm açúcares e amidos ocultos.
Evite essa armadilha calculando o número de carboidratos líquidos que o alimento contém.
Como você calcula o número de carboidratos líquidos nesse chocolate? Faça estas quatro coisas (leva apenas alguns segundos depois de fazer isso algumas vezes):
- Verifique o tamanho da porção
Primeiro, observe o tamanho da porção (circulado em vermelho, na imagem). Quanto chocolate tem em uma porção? Um quadrado? Um copo? Metade do pacote? Como você pode ver, o tamanho da porção deste chocolate é de 40 gramas, ou 12 quadradinhos. - Verifique os carboidratos por porção
Em segundo lugar, verifique o total de gramas de carboidratos por porção (circulado em azul, ver imagem). Este chocolate tem 14 gramas de carboidratos totais por porção. - Calcular carboidratos líquidos por porção
Terceiro, verifique os gramas de fibra alimentar por porção (circulado em verde, ver imagem). Calcule os carboidratos líquidos subtraindo a fibra (verde) do total de carboidratos (azul). Este chocolate tem 9 gramas de carboidratos líquidos por porção (14 g de carboidratos – 5 g de fibra = 9 g de carboidratos líquidos). - Calcule quantos carboidratos líquidos você vai comer
Finalmente, multiplique o número de porções que você vai comer pelos carboidratos líquidos por porção.
Digamos que você queira comer seis pequenos quadrados de chocolate (cerca de meia porção, ou 20 gramas). São 4,5 gramas de carboidratos líquidos (0,5 porção * 9 g de carboidratos líquidos).
Mas se você comesse a barra de chocolate inteira (2,5 porções), obteria 22,5 gramas de carboidratos líquidos (2,5 porções * 9 carboidratos líquidos) – mais do que um dia inteiro de carboidratos em uma dieta ceto.
Esta barra de chocolate, quando consumida em pequenas quantidades, é um deleite aprovado pelo ceto. Mas cuidado com o comprador – é fácil comer demais.
Vejamos o rótulo de informações nutricionais de outra opção de chocolate amargo, o Chocolate Negro da Salazon com Sal Marinho e Amêndoas:
Como você pode ver, esta barra tem 13g de carboidratos líquidos por porção.
Se você comer meia porção (neste caso, ¼ da barra, ou 20 gramas), consumirá 6,5 g de carboidratos líquidos.
Este tratamento provavelmente contém muitos carboidratos líquidos para muitos estilos de vida ceto. Depois de olhar o rótulo de informações nutricionais e calcular rapidamente os carboidratos líquidos, você saberá colocar essa barra de volta na prateleira.
3. Ingredientes potencialmente insalubres
Quase todos os alimentos embalados incluem uma lista de ingredientes. Certifique-se sempre de verificar antes de comprar algo novo.
Para o sucesso da cetogênica, evite ou limite os cinco grandes:
Esses alimentos são potencialmente insalubres devido ao seu impacto no açúcar no sangue e na insulina:
- Açúcar
- Grãos
- Adoçantes
Esses alimentos são produtos industriais refinados com efeitos negativos ou pouco claros para a saúde:
- Gorduras trans (impacto negativo na saúde)
- Óleos vegetais altamente processados (impacto pouco claro na saúde)
Evite açúcar
Ao fazer seleções de ceto, tente evitar o açúcar em todas as suas formas. Os fabricantes às vezes inventam nomes estranhos para disfarçar o açúcar em seus rótulos. Em geral, evite:
- Qualquer tipo de açúcar, xarope, malte ou produto de cana
- Qualquer ingrediente que termine com ‘ose’ (como lactose, maltose ou dextrose)
- Todos os ingredientes naturalmente açucarados, como mel, concentrados de suco de frutas e frutas secas
Evite grãos
A maior parte do amido em nossas dietas vem de grãos. Trigo e milho são os principais, mas qualquer tipo de grão ou farinha (exceto farinha de nozes) pode adicionar muitos carboidratos a um produto alimentício. Isso pode significar problemas para comedores de ceto.
Para obter uma lista de todos os nomes diferentes para trigo, grãos e outros aditivos de amido, confira esse post.
Evite adoçantes artificiais e outros produtos químicos
Adoçantes com baixo teor de carboidratos podem potencialmente impedir a perda de peso e desencadear desejos por doces.
Nossa recomendação é eliminá-los ou limitá-los fortemente de sua dieta cetogênica e ajudar a banir os desejos de açúcar para sempre.
Evite gorduras trans e limite óleos vegetais altamente processados
Embora o ceto enfatize a gordura, nem todas as gorduras são criadas iguais. Coloque gorduras saudáveis no seu carrinho e fique longe de gorduras alteradas e extraídas industrialmente.
- Evite gorduras trans industriais – qualquer coisa parcialmente hidrogenada ou qualquer ingrediente como margarina ou gordura vegetal. Pesquisas sugerem que essas gorduras podem ter efeitos negativos na saúde do coração.
- Limite os óleos de sementes vegetais altamente processados – óleos de canola, milho, semente de algodão, semente de uva, cártamo e soja. Recomendamos limitar esses óleos porque são ácidos graxos ômega-6 altamente processados.
Embora as gorduras ômega-6 e ômega-3 sejam essenciais, o que significa que devemos obtê-las dos alimentos, a maioria das dietas hoje fornece muito mais ômega-6 do que precisamos.
4. Resumo
Evite esses erros clássicos – alimentos altamente processados, muitos carboidratos e ingredientes potencialmente insalubres – e coloque o sucesso do ceto ao seu alcance. Com um pouco de prática, é fácil carregar seu carrinho com uma deliciosa seleção de alimentos integrais – e também alguns extras de ceto minimamente processados.
Agora vá em frente e faça compras, no estilo ceto!
Você sabia que você pode perder peso enquanto come comidas deliciosas com a dieta Paleo?
Você sabe como? Você sabia que pessoas que seguem a dieta Paleo não se preocupam em contar calorias? E que elas não comem de 3 em 3 horas? Elas só comem quando estão com fome, o que faz ser impossível abandonar a dieta.
.
Qualquer pessoa pode usar as estratégias deste curso para transformar seu corpo e sua vida. Você não precisa ser Ph.D. em nutrição para estar em forma, saudável e feliz. Comece com a dieta paleo e veja como é fácil!
➖➖➖➖➖➖➖➖
📕 Curso Dieta Paleo passo a passo:➡️ https://palow.com.br/cursopaleo/
.
.
➖➖➖➖➖➖➖➖
Nível de experiência: Todos os níveis
Idiomas: Português
Legendas: Sim
Lições: 43
Duração: 4 horas
➖➖➖➖➖➖➖➖
Há algum requisito ou pré-requisito para o curso?
.
Não há nenhum pré-requisito. Apenas o acesso a um computador/tablet/smartphone para assistir aos vídeos e a vontade de aprender e agir.
.
➖➖➖➖➖➖➖➖
Quem são seus alunos-alvo?
.
Qualquer pessoa que queira usar as estratégias deste curso para transformar seu corpo e sua vida. Você não precisa ser formado em nutrição para estar em forma, ser saudável e feliz. Comece com a dieta paleo e veja como é fácil. Também para aqueles que procuram detalhes sobre como a dieta paleo ajuda a eliminar a gordura corporal.
➖➖➖➖➖➖➖➖
O que você aprende:
.
Ao final deste curso, você terá uma sólida compreensão dos princípios básicos da dieta paleo. Você terá acesso a estratégias e estruturas mentais que podem ser usadas para ajudá-lo a se livrar da gordura corporal indesejada e a mantê-la sem se estressar.
Você aprenderá quais alimentos são eliminados da dieta paleo e por quê.
Você aprenderá quais alimentos estão incluídos na dieta paleo e por quê.
Você obterá estratégias específicas para ajudá-lo a definir metas de transformação poderosas.
Você terá estratégias para ajudá-lo a seguir seus objetivos e superar obstáculos.
Você aprenderá a construir suas refeições paleo diariamente.
Você aprenderá a maneira livre de estresse de monitorar sua ingestão de alimentos. Nenhuma contagem de calorias é necessária.
Você aprenderá a maneira livre de estresse de acompanhar seu progresso e fazer ajustes simples no seu plano para superar os platôs.
Você aprenderá estratégias para melhorar áreas específicas da sua vida que o ajudarão a atingir seus objetivos de transformação mais rapidamente.
Você receberá suporte ao longo do caminho para ajudá-lo a permanecer no caminho certo.
➖➖➖➖➖➖➖➖
Para quem é este curso:
.
Alguém que quer ajuda para começar a dieta paleo e quem procura detalhes sobre como a dieta paleo ajuda a eliminar a gordura corporal.
.
➖➖➖➖➖➖➖➖
Instrutores:
Jair Ricardo
Patrícia Menezes
➖➖➖➖➖➖➖➖
Referências:
https://www.dietdoctor.com/