You are currently viewing A dieta dos nossos ancestrais gera perda de peso, redução de triglicérides e melhora do colesterol

A dieta dos nossos ancestrais gera perda de peso, redução de triglicérides e melhora do colesterol


Um estudo publicado no Cardiovascular Diabetology, em 2009, analisou um grupo de 13 homens e mulheres com diabetes do tipo 2 que adotaram dois tipos de dieta em períodos diferentes, por três meses cada. Nesse estudo, comprovou que a dieta dos nossos ancestrais gera perda de peso, redução de triglicérides e melhora do colesterol.

Uma das dietas era rica em carboidratos, incluindo carboidratos de alto índice glicêmico como cereais integrais, pães integrais e batatas, juntamente com carboidratos saudáveis de baixa carga glicêmica como vegetais, frutas e alguns tubérculos. Os carboidratos corresponderam a 51% da dieta, enquanto os níveis de gordura corresponderam a 24%, e de proteína, 25%. Essa dieta foi montada por médicos com a intenção de melhorar os medidores sanguíneos dos participantes diabéticos.

A outra, também consumida pelo mesmo grupo de pessoas, contava com menos carboidratos, e destes, 43% eram carboidratos de baixo índice glicêmico – os mesmos de populações não civilizadas e que nossos ancestrais consumiam entre cerca de 7 mil e 10 mil anos atrás, antes do desenvolvimento da agricultura. Esses carboidratos eram provenientes de nozes, vegetais, tubérculos fibrosos de carga glicêmica baixa e frutas. Essa segunda dieta contava com 300 calorias a menos de carboidratos.

Eis os resultados:
1. A dieta parecida com a dos nossos ancestrais resultou em uma redução de 3 quilos, em média, a menos do que a dieta feita para diabéticos (ambas geraram redução de peso), ao longo de três meses.

2. A dieta dos nossos ancestrais levou a uma maior redução nos níveis de triglicérides se comparada à dieta feita para diabéticos – triglicérides que estão diretamente relacionados ao aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer, sendo classificados por cientistas como o segundo melhor previsor de risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, depois dos níveis de colesterol HDL (colesterol “bom”).

3. Diminuição de 4 centímetros de cintura quando comparada à medida conseguida pela dieta feita pelos médicos, o que representa uma diminuição nos níveis de gordura abdominal (visceral) – gordura corporal que também está diretamente relacionada ao aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer.

4. Houve uma redução maior de pressão arterial diastólica quando a dieta dos nossos ancestrais foi seguida.

5. Houve uma diminuição nos níveis de glicose sanguíneos quando a dieta dos nossos ancestrais foi seguida.

6. Maior aumento nos níveis de colesterol HDL (“bom”), que é o melhor indicador de risco de doenças cardíacas.

A dieta parecida com a dos nossos ancestrais reflete a superioridade de uma dieta com baixos níveis de carboidrato, ou com carboidratos de baixo índice glicêmico, quando se pensa também em diminuir os fatores de riscos relacionados ao desenvolvimento de doenças cardíacas, entre outras. A dieta criada por médicos com certeza é melhor do que uma dieta norte-americana ou ocidental “tradicional”, porém ainda está muito aquém da dieta dos nossos ancestrais em termos de prevenção do desenvolvimento de doenças. Assim, deveria ser a melhor opção para diabéticos e para pessoas interessadas em melhorar a saúde em geral, uma vez que leva à melhora dos indicadores de risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

Dieta rica em gorduras promove saciedade

Em um estudo belga conduzido recentemente, foi examinada a interação entre o consumo de gorduras e a emoção. Participantes foram induzidos a certas sensações de tristeza, e, em seguida, foi dada uma infusão intragástrica de ácidos de gordura. Descobriu-se, então, uma relação entre a infusão dos ácidos graxos no estômago dos participantes e o aumento de sensações de bem-estar e saciedade. Houve, ainda, um grande aumento de atividade neural em áreas responsáveis pelo prazer relacionado à ingestão de alimentos, o que explica a diminuição de sensações de tristeza em níveis neurais e comportamentais. Essa descoberta aumenta nosso entendimento da relação entre emoções e o consumo de alimentos ricos em gordura, o que pode explicar, em certo grau, por que comemos quando estamos deprimidos, e, em parte, por que não nos sentimos saciados se não consumirmos gordura suficiente em nossas refeições.

➖➖➖➖➖➖➖➖

Aproveitando a oportunidade, baixe nosso e-book gratuito:

gratuito

• 📕 EBOOK GRATUITO :➡️ www.palow.com.br/ebook

Você sabia que você pode perder peso enquanto come comidas deliciosas com a dieta Paleo?

Você sabe como? Você sabia que pessoas que seguem a dieta Paleo não se preocupam em contar calorias? E que elas não comem de 3 em 3 horas? Elas só comem quando estão com fome, o que faz ser impossível abandonar a dieta.
.
Qualquer pessoa pode usar as estratégias deste curso para transformar seu corpo e sua vida. Você não precisa ser Ph.D. em nutrição para estar em forma, saudável e feliz. Comece com a dieta paleo e veja como é fácil!

➖➖➖➖➖➖➖➖

📕 Curso Dieta Paleo passo a passo:➡️ https://www.udemy.com/course/dieta-paleo-passo-a-passo/?referralCode=CD61A45D4683E1AD21BC
.
PREÇO: R$ 39,90
.
➖➖➖➖➖➖➖➖
Nível de experiência: Todos os níveis
Idiomas: Português
Legendas: Sim
Lições: 43
Duração: 4 horas
➖➖➖➖➖➖➖➖
Há algum requisito ou pré-requisito para o curso?
.
Não há nenhum pré-requisito. Apenas o acesso a um computador/tablet/smartphone para assistir aos vídeos e a vontade de aprender e agir.
.
➖➖➖➖➖➖➖➖

Quem são seus alunos-alvo?
.
Qualquer pessoa que queira usar as estratégias deste curso para transformar seu corpo e sua vida. Você não precisa ser formado em nutrição para estar em forma, ser saudável e feliz. Comece com a dieta paleo e veja como é fácil. Também para aqueles que procuram detalhes sobre como a dieta paleo ajuda a eliminar a gordura corporal.
➖➖➖➖➖➖➖➖

O que você aprende:
.
Ao final deste curso, você terá uma sólida compreensão dos princípios básicos da dieta paleo. Você terá acesso a estratégias e estruturas mentais que podem ser usadas para ajudá-lo a se livrar da gordura corporal indesejada e a mantê-la sem se estressar.
Você aprenderá quais alimentos são eliminados da dieta paleo e por quê.
Você aprenderá quais alimentos estão incluídos na dieta paleo e por quê.
Você obterá estratégias específicas para ajudá-lo a definir metas de transformação poderosas.
Você terá estratégias para ajudá-lo a seguir seus objetivos e superar obstáculos.
Você aprenderá a construir suas refeições paleo diariamente.
Você aprenderá a maneira livre de estresse de monitorar sua ingestão de alimentos. Nenhuma contagem de calorias é necessária.
Você aprenderá a maneira livre de estresse de acompanhar seu progresso e fazer ajustes simples no seu plano para superar os platôs.
Você aprenderá estratégias para melhorar áreas específicas da sua vida que o ajudarão a atingir seus objetivos de transformação mais rapidamente.
Você receberá suporte ao longo do caminho para ajudá-lo a permanecer no caminho certo.

➖➖➖➖➖➖➖➖

Para quem é este curso:
.
Alguém que quer ajuda para começar a dieta paleo e quem procura detalhes sobre como a dieta paleo ajuda a eliminar a gordura corporal.
.
➖➖➖➖➖➖➖➖
Instrutores:
Jair Ricardo
Patrícia Menezes
➖➖➖➖➖➖➖➖

Referências:

A dieta dos nossos ancestrais. Caio Augusto Fleury

Este post tem um comentário

Deixe um comentário