dia lixo

Medidas simples que podem ser adotadas quando você sair da dieta


Neste post, nós vamos te mostrar algumas medidas simples que podem ser adotadas quando você sair da dieta, também como voltar o mais rápido possível e com o mínimo de danos possíveis.

Quer ficar por dentro de todas as nossas dicas e receitas? Então curta e siga-nos no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram!

CONECTE-SE COM NOSSAS REDES SOCIAIS:

facebook Facebook: https://www.facebook.com/jairpalow

Instagram: https://www.instagram.com/jairpalow

YouTube: https://bit.ly/2kOTxML

Twitter: https://twitter.com/jro_rn


Voltando ao assunto, é claro que, idealmente, você vai querer sair o mínimo possível da sua dieta, para assim, maximizar os seus resultados, e diminuir o seu tempo para alcançá-los.

Porém, nós sabemos que podem acontecer ocasiões em que realmente vale a pena sair da sua rotina alimentar.

Algumas mais comuns são:

  • Viagens de férias;

  • Festas de aniversários e casamentos;

  • Natal e ano novo;

  • Carnaval;

  • Ocasiões especiais.

Entre outros…

Ou seja, são várias ocasiões em que você pode optar por sair da dieta/estilo de vida. Além de tantas outras em que você sairá, mesmo sem ter optado por isso de antemão. Por isso, não se preocupe.

Pois, como sempre gostamos de discutir aqui no blog, a ideia é que a paleo/low-carb seja seu estilo de vida.

E, se é um estilo de vida, então ele tem que comportar e se adequar a sua vida. De modo que, de vez em quando, você possa sair da dieta de propósito e comer e beber sem se preocupar. Saiba mais neste outro post.

Mas então, quando isso acontecer… qual a melhor forma de lidar com essa jacada para minimizar os prejuízos?

É isso que você vai descobrir agora.

Vamos para nossa primeira dica.

A dica 1 é de ter psicológico.

Ela consiste em mudar a maneira como você enxerga as saídas da dieta e passar a encará-las como dia do lixo, ou dia livre, ou refeição livre. De maneira resumida, um dia livre é um dia em que você é livre da sua dieta. Ele é um dia para você fazer o que você quiser, sem muitas preocupações e depois retornar para a dieta — isto é, foi apenas um “pequeno desvio”, mas depois dele você se mantém na rota certa.

Alguns exemplos que costumamos escutar são os seguintes.

  1. “Eu sei que ‘tal dia’ vai ter o casamento de um amigo meu. Então, vou adotar esse dia como dia livre.”
  2. “Tal dia é meu aniversário, eu vou querer ficar livre esse dia. No dia seguinte, eu retomo a dieta. E nos dias anteriores também eu vou fazer tudo direitinho”.
  3. “Semana que vem vou viajar, e seguirei a dieta a maior parte do tempo, mesmo viajando. Mas vou dedicar o último dia a explorar a gastronomia local. Será um dia livre.”

Seria algo assim.

  1. “No último domingo do mês, é meu dia do lixo. Eu saio para conhecer um restaurante que não tem comida low-carb.”
  2. “A cada 15 dias, encontro meus amigos para ver um jogo e tomar cerveja. É uma refeição livre, e aproveito sem culpa.”

E tudo bem também. Como o próprio nome já diz, o dia livre é um dia para você ser livre mesmo. Não se preocupar com os alimentos ingeridos, a quantidade desses alimentos, e se eles são ricos em carboidratos ou não.

(É claro que isso muda se você tiver algum problema com glúten, diabetes, ou outra doença — estamos nos referindo apenas a adultos saudáveis aqui.)

A ideia é ter alívio psicológico, enfiar o pé na jaca, comer o que você tem vontade e beber o que você quiser.

(Claro, de preferência, sem passar mal e dar vexame — cuidado com o álcool.)

Cuidados com o dia livre

É importante que esse dia livre não vire uma semana livre — e que seja uma ocasião isolada. E, de preferência, quando você já está tendo alguns resultados com a dieta. Porque não adianta você começar a dieta hoje e fazer um dia livre amanhã. E depois outro daqui a 3 dias. Fazendo isso, pode ser que você demore muito para ver os seus resultados, e acabe desanimando.

De toda forma, a nossa dica aqui é outra: a de que, dado que você já saiu da dieta, tente remover o sentimento de culpa dessa saída. Encare como um fato da vida, e siga em frente. Não tenha peso na consciência enquanto você estiver fazendo a sua exceção.

E claro: retome a dieta no dia seguinte. Até porque os resultados são determinados pelo que você faz durante 80 a 85% do tempo — e não pela exceção ocasional.

Então aproveite a exceção sem culpas — se não ela nem terá sido gostosa.

Resumindo: evite o sentimento de culpa relacionado a saídas da dieta. O modo como você encara eventuais exceções é bem mais importante do que uma lentidão no emagrecimento que elas podem causar.

Dica 2 — Fazer Um Jejum Mais Longo

Você exagerou ontem, comeu até passar da conta…E agora fica enjoado(a) só de pensar em comer mais?

Trago ótimas notícias: você pode pular refeições.

Sabemos que muita gente ainda não está acostumado à prática de jejum intermitente. Por isso, não estamos dizendo que todos devam passar o dia seguinte a um dia livre sem comer nada. Muita gente já pratica o jejum intermitente diariamente — como em um protocolo 16×8 (veja alguns protocolos populares aqui).

Mas o jejum pode ser especialmente bom após um dia do lixo, por dois motivos principais. O primeiro é aquele que mencionamos acima. O de que você pode acordar enjoada do tanto que comeu no dia anterior. E simplesmente nem querer comer nada durante o dia todo (ou pelo menos até o jantar).

E o segundo motivo é que jejuar pode ajudar o seu corpo a fazer um verdadeiro “detox” de maneira natural. Essa “pausa no hábito de comer” dá tempo para seu corpo processar os alimentos, nutrientes e calorias que você ingeriu no dia anterior.

Portanto, se você comeu um monte de porcaria, e está se sentindo meio mal, e sem fome… sinta-se livre para não comer. Com o bônus de que o jejum provavelmente vai ajudar o seu corpo a se livrar de parte do excesso de glicogênio e água acumulados durante o seu refeed.

Relembrando: glicogênio, água e inchaço

Glicogênio é o nome da reserva natural de carboidratos no corpo humano. É natural que os níveis dessas reservas fiquem mais baixos durante uma dieta low-carb.

E que fiquem mais cheios após uma grande realimentação de carboidratos — que costuma ser o caso em dias de exceção. Além disso, cada grama de glicogênio muscular carrega consigo 3g de água.

E essa relação é responsável por grandes flutuações e ganhos de peso após dias do lixo: seu corpo está retendo mais líquido, o que pode facilmente representar 2 a 3 kg a mais de um dia para o outro.

(É por isso que não recomendamos que você se pese após um dia do lixo.)

Sendo que fazer jejum neste caso pode te ajudar a eliminar esse inchaço, e voltar a se sentir bem logo.

Resumindo: Se você não tem apetite após uma grande exceção, pode se sentir à vontade para pular algumas refeições, sem peso na consciência. (Se você é uma das pessoas que podem fazer jejum, claro.) E você ainda combate parte do inchaço e retenção consequentes desse dia.

Dica 3 — Ingerir Bastantes Líquidos

Esta dica é bem direta: após um dia de esbórnia alimentar, ingira bastantes líquidos. Nesse caso, quando nós falamos em líquido, nós estamos nos referindo basicamente a água, café, chá, e água saborizada. Beber bastante água vai te ajudar a desinchar. Recentemente publiquei um post sobre a água, clique aqui e saiba mais.

Além disso, essa boa ingestão de água também pode ajudar a melhorar de sintomas que você talvez esteja sentindo por conta da desidratação.

Que pode ser acentuada por alguns fatores comuns em dias de jacada:

  • excesso de comidas processadas, ricas em sódio;

  • pouca ingestão de água; e mesmo

  • ingestão de bebidas alcoólicas.

De toda forma, a água pode ajudar o seu corpo a “se limpar”, e seu consumo é saudável e recomendado.

Resumindo: Não tenha medo de ingerir líquidos no dia seguinte a uma “jacada”. Se você for aliar essa dica com a do jejum (isto é, se você optar por não comer nada), pode ser interessante adicionar um pouco de sal na água para evitar sintomas chatos.

Dica 4 — Voltar Para A Dieta O Quanto Antes

voltar a dieta

A quarta dica não poderia ser mais óbvia: volte para a dieta o quanto antes. Mas o fato de ser óbvia não quer dizer que seja fácil de seguir. Por isso, tome muito cuidado para não transformar seu dia livre em semana livre, mês livre, ou mesmo ano livre — não retornando jamais a dieta paleo/low-carb. Pois é muito fácil cair na armadilha mental de pensar “agora já saí da dieta mesmo” e transformar sua pequena escapada numa fuga de proporções épicas.

Porque aquele brigadeiro (ou mesmo aquela festa em que você comeu dezenas de brigadeiros) não fazem tanto estrago no seu progresso assim. Mas manter esse hábito por dias a fio pode jogar semanas de progresso direto na lata do lixo.

A ideia é evitar que uma escapada se torne uma sucessão de jacadas — impedindo que você retorne para a alimentação saudável que estava seguindo.

Afinal, sair da dieta uma vez ou outra é algo totalmente normal, e que acontece com todo mundo. (Aconteceu com a gente muitas vezes, e vai continuar acontecendo.) Então você não precisa se culpar, e muito menos se desanimar.

Lembre-se de que você sempre está a uma refeição de distância de voltar para a dieta.

Então, mesmo que você tenha “jacado” no almoço… Nada te obriga a jacar novamente no jantar. Você sempre pode voltar a fazer boas escolhas alimentares já na sua próxima refeição. E “boas escolhas alimentares” significa, neste contexto:

  • Proteínas completas,

  • Boas gorduras, e

  • Vegetais de baixo amido.

Que são a base de fato do estilo de vida Palow. Porque essa combinação de macronutrientes vai te ajudar a ter saciedade, nutrir seu corpo, e voltar para a dieta com total satisfação. Porque é muito fácil montar refeições gostosas com os alimentos permitidos na paleo/low-carb.

E nós sinceramente esperamos que você goste do seu estilo de vida, baseado em comida de verdade e comendo até a saciedade.

Por isso, faça um esforço para comer dessa maneira já na próxima refeição. Para que você tenha o elemento psicológico jogando a seu favor. Assim evitando o “prolongamento infinito” de jacadas, que é o ponto fraco de muita gente.

Resumindo: Se saiu da dieta, volte a ela o quanto antes. Uma refeição ou mesmo um dia fora da dieta não vão atrapalhar tanto o seu progresso. Mas uma semana de exceções vai atrapalhar sim. A dica é voltar à dieta já na próxima refeição.

Dica 5 — Aceitar Que Sairemos Da Dieta Às Vezes

Por fim, a quinta dica é você aceite que provavelmente você sairá da dieta.

Ou, como se diz popularmente:

Aceita que dói menos.”

A verdade é que todos nós podemos planejar, e planejar, e planejar… mas às vezes a vida acontece. E tudo bem. Porque sair da dieta não significa que você fracassou no seu plano.

Essa ocasião isolada é apenas um pequeno desvio em sua rota para o sucesso. (É claro: se não for uma coisa muito frequente, e se não estiver atrapalhando os seus resultados.) Sendo que esse “truque mental”, esse jeito de pensar diferente, pode te ajudar a ser muito mais feliz com sua dieta daqui para frente.

Entenda com o seguinte exemplo.

Imagine que você fez tudo certo com sua alimentação por 29 dias seguidos. E, no último dia do mês, você sai da dieta. Você considera o seu mês um fracasso?

Na nossa opinião, isso não é um fracasso. Muito pelo contrário. Pois, conforme dissemos, o seu resultado será determinado pelo que você faz em 80 a 85% do tempo. E não pela sua exceção nos 15% restantes. Essa regra vale para muitas áreas da vida:

  • estudos (você pode relaxar na véspera do vestibular se estudou o ano todo),

  • trabalho (chegar um dia atrasado não vai te causar demissão se você for brilhante em 85% do tempo),

  • artes (é só ver como aqueles rockstars conseguiam tocar maravilhosamente bem mesmo drogados — eles praticaram durante 85% do tempo)

  • esportes (um dia ruim de alguém que treinou o ano todo é melhor que um dia excelente de quem está sempre parado),

E, obviamente, sua dieta e seu corpo.

Inclusive há quem defenda que um dia com mais carboidratos seja até mesmo benéfico — especialmente se for algo ocasional. Caso você esteja há muito tempo em uma restrição calórica ou em uma restrição de carboidratos — como tende a acontecer em uma dieta lchf.

Resumindo: não adianta se desesperar quando saídas da dieta acontecerem. O segredo é fazer o que está ao seu alcance durante mais de 80% do tempo. E curtir as exceções (com responsabilidade, claro) sem culpa.

Mas pode ser que você tenha outras dicas e métodos para voltar à dieta após jacar. Por isso, queremos ouvir de você. O que você faz quando sai da dieta? Quais medidas você toma? Comente aqui embaixo, e vamos continuar a conversa.

CURTA ♥️ E COMPARTILHE ↔️ com seus amigo(a)s!😉👇🏻👇🏻👇🏻

Saiba mais em: ⬇⬇⬇

• 🌎 Website:➡️ www.palow.com.br/

• 🌎 blog:➡️ www.palow.com.br/blog

• 📕 EBOOK 100 RECEITAS PALEO:➡️ www.palow.com.br/ebook

➖➖➖➖➖➖➖➖

O QUE VOCÊ VAI RECEBER: ⬇⬇⬇

Receitas de Frangos, Carnes, Peixes, Frutos do Mar, Sobremesas, Lanches Rápidos, cardápios Diversos, Listas de compras…etc.

✅ Receitas para o café da manhã, almoço e jantar;

✅ Receitas fáceis e práticas;

✅ Livro digital ilustrado;

✅ Receitas que vão te ajudar definitivamente na perda de peso;

✅ Cardápios variados.

E o preço por tudo isso? Por APENAS R$ 19,90 Reais com GARANTIA de 30 dias ou seu dinheiro de volta!

Quer Adquirir uma amostra imediatamente? Não sabe por onde começar?😕 Então baixe agora mesmo o nosso EBOOK GRATUITO 👇 Resultados 💯% garantidos ✔ Clique No Link abaixo ⬇⬇⬇

• 📕 EBOOK GRATUITO :➡️ www.palow.com.br/ebook-gratuito.pdf e Garanta já o Seu!😋.

Corra lá 🏃🏃🏃🏃🏃Comece hoje sua Reeducação Alimentar!🥥🍒🥦🍠🥕🥓🍳🍤🥩🍗🍖🧀🐟🥑

Deixe um comentário