GANHE SAÚDE E BEM-ESTAR

COMENDO OS ALIMENTOS QUE CONHECEMOS HÁ MILHARES DE ANOS – A ALIMENTAÇÃO QUE A NATUREZA CRIOU PARA NÓS.

    

"O médico do futuro não administrará medicamentos, optando antes por interessar os seus pacientes nos cuidados do corpo humano, na dieta e na causa e prevenção da doença." Thomas Edison.

PRINCÍPIOS PARA SEGUIR UMA FILOSOFIA DE VIDA PALEO

COMA PLANTA E ANIMAIS

COMA PLANTA E ANIMAIS

Esta é a descrição da base de tudo dos nossos antepassados Paleolíticos. Coma comida de verdade! Todos os alimentos que o homem anterior à agricultura poderia caçar ou coletar.

EVITE COISAS VENENOSAS

EVITE COISAS VENENOSAS

Evite os alimentos processados como as gorduras trans e parcialmente as hidrogenadas, açúcar de qualquer tipo e grãos, inclusive os integrais. Também entram na lista os conservantes, doçantes e corantes.

MOVIMENTE-SE COM FREQUÊNCIA

MOVIMENTE-SE COM FREQUÊNCIA

Sabemos que nossos ancestrais gastavam várias horas todos os dias para se deslocar longas distâncias, caçar, pescar e coletar. Mexa-se sempre que possível, seja ativo, estacione o carro mais longe, pegue a escada e não o elevador.

LEVANTE COISAS PESADAS

LEVANTE COISAS PESADAS

Na era Paleolítica as mulheres carregavam seus bebês por muito tempo e também carregavam feixes de lenha para a preparação dos alimentos. Os homens carregavam lanças pesadas e outras ferramentas, eles arrastavam carcaças de animais pesados que haviam caçado.

CORRA MUITO RÁPIDO DE VEZ EM QUANDO

CORRA MUITO RÁPIDO DE VEZ EM QUANDO

Em um mundo onde o perigo espreitava em cada esquina, a sua capacidade para correr era um forte indicador para saber se viveria o suficiente e passar seus genes para as próximas gerações.

DURMA BEM

DURMA BEM

Nossos ancestrais tinham abundância do sono. Vivam conforme do ciclo do dia e da noite. Mesmo após a descoberta do fogo, eles não ficavam fazendo festa todas as noites.

BRINQUE!

BRINQUE!

Apesar das dificuldades e estresse impostos por um ambiente hostil, nossos ancestrais mantinham práticas regulares de lazer como jogos, rituais, lutas, danças entre outras. O que de certo modo diminuiria a tensão vivida naqueles tempos. Tenha tempo para lazer!

TOME UM POUCO DE LUZ SOLAR

TOME UM POUCO DE LUZ SOLAR

Os homens das cavernas não eram realmente os homens (ou mulheres) que viveram suas vidas em cavernas durante todo o tempo. A maior parte do dia, eles estavam ao ar livre e perseveravam as suas inúmeras tarefas diárias de sobrevivência. Não tenha medo do sol, exposição adequada ao sol é importante para sintetizar a vitamina D.

USE SUA MENTE

USE SUA MENTE

Obviamente, uma das coisas mais importantes que separam o homem de todos os outros animais é sua capacidade intelectual. Comprometa-se com mudanças pessoais, garanta que “o você” de hoje é melhor do que “o você” de ontem. Questione as verdades universais e a sabedoria convencional. Seja, acima de tudo, curioso.

PALOW

Sobre o PALOW

A dieta paleo ou paleolítica é uma das dietas mais saudáveis que se pode seguir e nos últimos anos tem vindo a ganhar muita popularidade por todo o mundo e consequentemente adeptos e seguidores. Como o próprio nome indica, esta dieta baseia-se na alimentação dos nossos antepassados, nomeadamente da época pré-histórica paleolítica. Nesta época o homem vivia da caça, da pesca e da colheita de frutos e raízes, alimentando-se apenas de alimentos naturais e nada processado. Atualmente grande parte da comida que nos chega à mesa, está repleta de inúmeras substâncias como gorduras trans, açúcares, corantes e aromas artificiais. Substâncias estas que estão ligadas a diversas doenças como cancro, Alzeheimer, Parkinson, doenças cardíacas, diabetes e obesidade. O PALOW surgiu com o objetivo de compartilhar algumas das nossas experiências, receitas, ajudas e dicas, pois somos um casal que recentemente se converteu ao estilo Paleo/LowCarb e seguimos nesta filosofia de vida. Como podem observar, as nossas receitas são de fácil elaboração e estão ao alcance de muitos, pois acima de tudo pretendemos com elas mostrar como é fácil alterar alguns hábitos alimentares, que posteriormente se convertem em muitos benefícios para a saúde.

"Nossos antepassados, antes da Revolução Agrícola, eram altos, fortes, ágeis e atléticos. Eram capazes de caçar grandes animais, percorrer grandes distâncias a pé e sobreviver em condições adversas. Depois que dominamos a agricultura começamos a enfrentar dificuldades de saúde, de energia e vimos surgir uma grande quantidade de novas doenças. A situação piorou bastante nas últimas décadas, com os alimentos industrializados" - A Dieta do Paleolítico.
Loren Cordain

Loren Cordain

Ph.D. em Fisiologia do Exercício
"Coma comida de verdade: carnes, ovos, verduras, legumes, frutas, nozes e castanhas. Nada de alimentos industrializados, nada de açúcar e também nada de dois grupos de alimentos que a maioria das pessoas considera saudável: cereais (arroz, cevada, aveia, trigo e leguminosas (feijão, lentilha, amendoim, soja e todos os seus derivados). A regra aqui é comer somente o que o corpo humano está acostumado a comer do ponto de vista evolucionário, ou seja, o que comemos durante mais de 90% da nossa história." - The Primal Blueprint.
Mark Sisson

Mark Sisson

Biólogo
"Durante trinta anos, o conceito de comida saudável foi sinônimo de pouca gordura. Apesar de décadas de pesquisas, ainda não está devidamente comprovado que o consumo de gordura abrevie a vida de pessoas saudáveis." "Uma pesquisa sobre dieta e saúde conduzida durante vinte anos pela Universidade Harvard concluiu que o total de gordura consumida não tem relação com doenças cardíacas. A gordura não saturada, como o azeite de oliva, não faz mal." - Por Que Engordamos e o Que Fazer Para Evitar.
Gary Taubes

Gary Taubes

Escritor Científico
"Lembre-se sempre do nível de evidência. 50 estudos em animais e 20 estudos em humanos com desfechos laboratoriais não superam um ensaio clínico randomizado bem feito. Que dirá vários. Sim, é divertido especular sobre os mecanismos que explicam a eficácia de low carb, mas o que diz se low carb funciona ou não são ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS. Isso vale para tudo na medicina, ok? Os ensaios clínicos randomizados estabelecem a realidade, o resto tenta explicar o como e o porquê." - Ciência Low Carb.
Jose Carlos Souto

Jose Carlos Souto

Médico urologista
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