Você sabe por que a Dieta Paleo é contra comer feijão?


Na realidade a Dieta Paleo não recomenda a ingestão de nenhum alimento da família das leguminosas, não só o feijão (lentilha, vagem, amendoim, e etc também estão fora da Dieta Paleolítica). A questão é: Qual a razão? Você sabe por que a Dieta Paleo não recomenda comermos feijão?

Um dos posts mais acessados aqui no blog mostra bem essa questão, veja aqui: Porque os grãos não são saudáveis, e isto porque as pessoas que estão começando neste hábito alimentar, não entendem completamente como funciona a Dieta Paleo, e qual a razão de alimentos tão comuns e presentes no nosso dia a dia serem tão criticados e “eliminados” na alimentação Paleo. Continuem comigo…

Neste artigo iremos focar em um dos anti-nutrientes presentes nas leguminosas (e também nos grãos): as Lectinas. Bom, vamos começar por esclarecer um ponto muito importante nesta discussão, na realidade as lectinas estão presentes em muitos (senão todos) seres vivos (sim, nós também temos esta proteína no nosso corpo). Mas o ponto fundamental é que algumas lectinas nos são favoráveis, enquanto outras não…

As lectinas que estão presentes em grãos e leguminosas são particularmente prejudiciais a nós, seres humanos. A razão é que as lectinas nas plantas possuem uma função de “proteção” para estes organismos, podendo causar desde diarréia e náusea, até a morte de seus predadores. É uma defesa crucial das plantas, na tentativa de intimidar seus predadores e inibi-los de “voltarem” e tentarem se alimentar de suas “sementes” (principalmente).


Você sabia que você pode perder peso enquanto come comidas deliciosas com a dieta Low Carb?

Você sabe como?Você sabia que pessoas que seguem a dieta low carb não se preocupam em contar calorias? E que elas não comem de 3 em 3 horas? Elas só comem quando estão com fome, o que faz ser impossível abandonar a dieta.
.
Qualquer pessoa pode usar as estratégias deste curso para transformar seu corpo e sua vida. Comece com a estratégia low carb e veja como é fácil!

➖➖➖➖➖➖➖➖



📕 305 Receitas Low Carb:➡️ https://go.hotmart.com/D46270151J

➖➖➖➖➖➖➖➖

Continuando…

Efeitos das lectinas no nosso corpo…

Aves e insetos se alimentam de grãos e sementes, e isto tem uma razão, pois eles estão nesta “guerra” evolutiva com as plantas há milhares de anos. Mas quando vamos avaliar a nossa presença nesta “festa”, com certeza não fomos convidados… O site PaleoPlan tem uma descrição excelente sobre nossa resposta imunológica às lectinas presentes nos legumes e grãos:

“Uma vez no nosso intestino, algumas lectinas permanecem intactas (não digeridas) e enquanto navegam no nosso intestino, forçam nosso corpo a criar anticorpos para combater este invasor. Acontece que as lectinas se parecem muito com células do nosso corpo (cérebro, pâncreas e etc), então as mesmas defesas que deveríam atacar as lectinas acabam atacando nosso próprio corpo! O que dá origem a inúmeras doenças auto-imunes: Doença Celíaca, Diabetes tipo 1, Lupus e Esclerose Múltipla.

 

Quando estamos falando de anti-nutrientes, as coisas sempre pioram…

Lectinas são anti-nutrientes e como foram criadas pelas plantas para sua proteção, aprimorada em milhões de anos, se tornaram muito eficientes na sua função. Além de gerar respostas autoimunes como exemplificado acima, estas proteínas “grudam” em minerais e outros nutrientes importantes à nossa alimentação e anulam sua absorção pelo nosso corpo. Para complicar ainda mais, as lectinas danificam as paredes do intestino, o que pode gerar a tão famoso fenômeno chamado: “leaking gut”.

Ainda de acordo com o site PaleoPlan: “Isto faz com que partículas ainda maiores atravessem a barreira do seu intestino, entrem na sua corrente sangüinea e dêem início a outra reação auto-imune em cascata”!

Então imaginem estes “vazamentos no seu intestino” deixando partículas chegarem a sua corrente sangüinea… seu sistema de defesa entra em “parafuso”, e confuso começa a atacar “tudo”!

[Fonte (em inglês): http://www.paleoplan.com]

E então, aquela dor de cabeça, enjôo, mal-estar, inchaço, “barriga”, ganho de peso, alergias, e etc… parece familiar?

 

 

Bom, acho que você entendeu o porquê da Dieta Paleo não recomendar leguminosas na alimentação Paleo, e o quanto apenas um (estamos falando apenas de lectinas) dos anti-nutrientes presentes nestes alimentos podem ser prejudiciais à nossa saúde. Com certeza isto varia de pessoa para pessoa, e algumas pessoas tem alergias a um tipo de lectina, e não tem a outro, mas o fato é que mesmo em graus diferentes, esta proteína faz mal a todos. Glúten, como exemplo, é uma lectina… mas este é assunto para outro artigo, pois quando estamos falando de glúten são tantos pontos a serem abordados, que precisamos de um tópico separado. Pelo menos o Glúten já tem consenso dos órgãos de saúde, e é obrigatória a presença de mensagem indicando sua presença ou não nos alimentos.

E você, começou a Dieta Paleo e já eliminou as leguminosas da sua dieta? Ainda come feijão? Participe deixando sua opinião na seção de comentários!

Utilizem o link a seguir e compartilhem a Novidade na sua rede social favorita!

Sinta-se à vontade para adicionar mais pontos nos comentários!

Para saber sobre outros mitos da nutrição, CLIQUE AQUI.

E para finalizar, uma ótima notícia… Eu vou te dar de presente meu ebook de receitas paleo, aproveite para baixar GRÁTIS agora —>>> clique AQUI

Quer também ficar por dentro de tudo que está acontecendo de melhor no mundo da nutrição? Aproveite AGORA para seguir meu canal do youtube —–>>> Clique AQUI para seguir meu canal do youtube.

Você sabia que você pode perder peso enquanto come comidas deliciosas com a dieta Paleo?

Você sabe como? Você sabia que pessoas que seguem a dieta Paleo não se preocupam em contar calorias? E que elas não comem de 3 em 3 horas? Elas só comem quando estão com fome, o que faz ser impossível abandonar a dieta.
.
Qualquer pessoa pode usar as estratégias deste curso para transformar seu corpo e sua vida. Você não precisa ser Ph.D. em nutrição para estar em forma, saudável e feliz. Comece com a dieta paleo e veja como é fácil!

➖➖➖➖➖➖➖➖

📕 Curso Dieta Paleo passo a passo:➡️ https://www.udemy.com/course/dieta-paleo-passo-a-passo/?referralCode=CD61A45D4683E1AD21BC

➖➖➖➖➖➖➖➖
Nível de experiência: Todos os níveis
Idiomas: Português
Legendas: Sim
Lições: 43
Duração: 4 horas
➖➖➖➖➖➖➖➖
Há algum requisito ou pré-requisito para o curso?
.
Não há nenhum pré-requisito. Apenas o acesso a um computador/tablet/smartphone para assistir aos vídeos e a vontade de aprender e agir.
.
➖➖➖➖➖➖➖➖

Referências:

https://www.eall.com.br

About the author: Jair Ricardo

Leave a Reply

Your email address will not be published.