Sono


Você já deve ter ouvido falar ou já leu algo sobre a importância de se dormir bem, não só para a saúde geral mas também para uma boa qualidade de vida, não é mesmo? Acredito que isso não seja novidade pra ninguém, acredito… Então, vamos ver algumas verdades impactantes, que você, provavelmente, não saiba que dizem respeito ao sono.

Vamos lá! O conhecimento é o que nos que interessa!

  • Uma noite adequada de sono aproximadamente 8 horas faz com que o corpo queime mais gordura e menos massa magra do que uma noite maldormida.

  • A baixa qualidade do sono faz com que você sinta mais fome durante o dia, incentivando o armazenamento de gordura. Ou seja, sono de qualidade promove um controle adequado da fome.

  • As pessoas mais gordas tendem a ter uma qualidade de sono mais baixa do que as pessoas menos gordas ou com peso normal. Esta relação “Peso x Qualidade de sono” é mais forte nas mulheres do que nos homens.

Um estudo realizado na Universidade de Chicago acompanhou 10 pessoas acima do peso para conseguir, pela primeira vez, evidências sólidas sobre a relação do sono com o emagrecimento.

O grupo foi posto em uma alimentação para perda de peso, onde, a quantidade calórica ingerida foi de 90% das calorias necessárias por dia para manter o peso.

O grupo de pessoas foi estudado duas vezes durante dois períodos de 14 dias. No primeiro período, estas pessoas dormiram 8 horas e meia e no segundo período de 14 dias, estas pessoas passaram a dormir apenas 5 horas e meia por dia.

O número de calorias ingerido foi mantido o mesmo para ambas as fases.

A conclusão foi impressionante!

Aconteceu que em ambos os períodos, a perda total de peso foi a mesma! Porém, quando as pessoas dormiram 8 horas e meia por dia, 50% do peso perdido foi de gordura corporal queimada e 50% foi de massa magra. Já, quando as pessoas dormiram 5 horas e meia por dia, menos de 1/3 (33%) do peso perdido foi oriundo de gordura queimada, enquanto o resto foi perdido devido a quebra de proteínas, ou seja, perda de massa magra!

Se isso não bastasse, dois hormônios, em particular aqui, são muito importantes de se entender, caso você esteja querendo perder peso, são eles: ghrelin e leptin.

Ambos funcionam como uma balança para manter o equilíbrio das coisas.

Agora Veja:

De forma fácil e clara, entenda que quando o ghrelin aumenta no sangue, o corpo tende a gastar menos energia, você tende a sentir mais fome e o armazenamento de gordura é incentivado.

Já a leptin, a qual é produzida nas células de gordura, é responsável pela sensação de saciedade. Então, podemos extrapolar aqui, em nome da simplicidade, e dizer que um é o “oposto” do outro.

Então como eles reagem em relação à qualidade do sono que se tem?

Bom, quando você não dorme o suficiente, os níveis de leptin caem, o que significa que você não se sente tão saciado(a) quando você come. A falta de bom sono também, ao mesmo tempo, causa um aumento da ação do ghrelin, o que significa que seu apetite é estimulado.

É isso! Finalmente, temos evidências claras de que a quantidade de sono que você tem faz uma grande diferença no resultado da sua dieta ou programa pra emagrecimento!

Além disso, conforme dito por um dos pesquisadores, quando uma pessoa não está tão cansada e sonolenta, ela tende a não precisar ingerir tantos doces e carboidratos para se manter “acesa”, portanto, também colaborando para o sucesso na sua empreitada para emagrecer.

Nota: O sono também é de FUNDAMENTAL importância para você que está procurando ganhar massa muscular!!!!

Conclusão

O impacto é GIGANTE que uma boa noite de sono tem no seu estilo de vida. Eu confesso que também não sabia que os impactos de noites maldormidas eram assim tão significativos.

Você já sabe que o que você quer é queimar gordura e perder a menor quantidade possível de massa magra, afinal, massa magra consome calorias! Quanto mais massa magra ativa, mais calorias são queimadas diariamente!

Aliás, um outro estudo recente diz que seu metabolismo é reduzido em aproximadamente 12% quando você não tem boa qualidade de sono!

A conclusão é:

Se você está pretendendo cortar a quantidade e qualidade das suas noites de sono, esteja preparado(a) para pagar o preço.

Tenha bastante sono de qualidade. Nossas vidas são tão agitadas e cheias de coisas para fazer depois que o sol se põe que muitas vezes é difícil dormir o suficiente. No entanto, o sono é um dos fatores mais importantes na manutenção da boa saúde, energia vibrante e um forte sistema imunológico.

Um grande abraço e faça um favor, ajude a disseminar esta informação que pode ajudar a melhorar a vida de todos!


Algumas dicas para melhorar o seu sono

Por Mark Sisson

dicas de sono

Apesar da longa lista de benefícios para a saúde, o sono é uma daquelas coisas que as pessoas economizam, seja por necessidade (trabalho, tráfego, crianças, horários ocupados) ou porque elas acham que podem simplesmente “ficar sem ele”. A suposta capacidade de reduzir os nossos requisitos de sono através da pura vontade é difundida. “Seja durão” é um slogan popular, assim como “dormir é para os fracos” ou “vou dormir bastante quando estiver morto”. E no entanto, segundo o poeta romano Virgílio, “o sono é irmão da morte”. O que vamos ter ao final, então é uma nação de homens, mulheres, estudantes e até mesmo crianças sobrecarregadas e excessivamente fatigadas, andando como zumbis movidos a café ou bebidas energéticas ridículas. Se você estiver entre esses, ou talvez você só quiser dormir melhor, continue lendo para algumas dicas e truques:

Questões de luz – o usual

Nossos relógios circadianos governam nossa sonolência, e os relógios circadianos são extremamente sensíveis à – e até mesmo dependentes da – luz ambiental. Controlar a sua exposição à luz, especialmente à luz azul, durante todo o dia e noite pode ajudá-lo a dormir em um horário normal. O fluxo hormonal que controla nosso horário de sono é complexo, mas manter as normas ancestrais de exposição à luz deve cuidar da maior parte:

Durma em um quarto escuro
A escuridão total é a melhor. Isso significa desligar os LEDs que piscam (em TVs, celulares, etc), usar uma toalha para bloquear a luz fluindo sob a porta, virar seu despertador para a parede, e fechar as cortinas. Se isso não são factível, pense em usar uma máscara de dormir ou colocar um pano escuro sobre o seu rosto. Você pode achar que tais medidas drásticas não são totalmente necessárias (a luz da lua não parece me incomodar, por exemplo), mas é definitivamente algo que vale a pena perseguir se você sente que seu sono está faltando.

Leia antes de deitar-se
Em vez de pegar o laptop ou o controle remoto, por que não pegar um livro? Primeiro porque o fluxo de luz azul do laptop ou da tela LCD suprimirá a produção de melatonina natural, e segundo porque a leitura é uma atividade relaxante que, no entanto, requer um engajamento ativo de suas habilidades cognitivas. Trabalhar seu cérebro pode ser cansativo, enquanto assistir a algo é geralmente apenas passivo.

Tome Magnésio (e /ou Zinco)
ZMA é um suplemento popular que combina zinco e magnésio para a recuperação de treino e melhoria do sono. Comer folhas verdes como espinafre e castanhas como amêndoas para obter magnésio, e carne/mariscos para obter zinco são as melhores maneiras de obter qualquer mineral, é claro.

Corrija seu estresse
O estresse tem uma maneira especial de nos fazer revirar na cama e essas horas sem descanso se acumulam. Segundo a pesquisa Estresse nos Estados Unidos, da Associação Americana de Psicologia (APA), 43% dos adultos dizem que o estresse os faz ficar acordados à noite, e mais de 50% dos adultos relatam sentir-se lentos ou preguiçosos depois de uma noite de pouco sono. Embora não haja um número mágico de horas de sono que devemos ter por noite (os especialistas recomendam algo entre 7 e 9 horas), pesquisas sugerem que as pessoas seriam mais felizes e saudáveis de modo geral se tivessem pelo menos mais 60 a 90 minutos por noite, segundo a APA. E a conclusão é simples, não conseguimos dormir esse tempo quando estamos ocupados ruminando nossas ansiedades. Não tenha dúvidas que o estresse atrapalha a qualidade do sono, não apenas o estresse rouba horas preciosas de sono, como também estraga a satisfação do sono.

Neste artigo estendido, você encontrará os blocos básicos de construção necessários para descobrir a Filosofia Palow para sua vida. Saiba mais o que isto significa clicando aqui.

Referências

//www.webmd.com/diet/obesity/features/cant-shed-those-pounds#1

//detroit.cbslocal.com/2011/10/16/research-link-between-bmi-and-sleep-patterns/

//www.sciencedaily.com/releases/2010/10/101004211637.htm

//www.dailymail.co.uk/health/article-2128498/Struggling-sleep-Youll-pile-pounds-Less-half-hours-bad-weight.html

//www.marksdailyapple.com/17-ways-to-improve-your-sleep/

About the author: Patrícia Menezes

Patrícia Menezes

Leave a Reply

Your email address will not be published.