suco

Entenda por que é melhor comer a fruta do que tomar o suco


Você sabe dizer qual a diferença entre comer a fruta e tomar o suco? Para a maioria das pessoas não existe diferença…correto? Ambos são saudáveis, e na realidade se comer uma fruta ja é bom, imagina um copo de suco! Concorda? Bem, se você pensa assim irá se surpreender no decorrer deste artigo que foi compilado de EALL Paleo, pois iremos abordar em detalhes as diferenças e você irá pensar duas vezes se sabia ou realmente sabe a diferença entre beber o suco e comer a fruta.

Sempre que modificamos (o mínimo que seja) os elementos presentes na natureza, na grande maioria das vezes estamos trocando “água” por “vinho” (quase que literalmente). Isto porque nada na natureza é por acaso. Desde o pólen, como sistema reprodutivo, estar exposto e estrategicamente posicionado para ser espalhado e carregado proporcionando a reprodução (e portanto vida) à planta; até a reação que uma simples mordida em uma planta pode resultar em desencadeamentos químicos complexos, estes em contra-partida, focados na preservação e auto-defesa de um lado, e ataque e “morte” ao outro.

Se pegarmos como fruto de exemplo uma laranja, podemos visualizar e de maneira simples ir no detalhe das diferenças importantes entre somente beber o suco da laranja, e comer a fruta diretamente. Se olharmos na foto que ilustra o início deste artigo no topo da página, podemos ver que o fruto da laranja tem basicamente duas cores: laranja e branco. O suco (de cor laranja) que nos proporciona a tão famosa Vitamina C, também está cheio de frutose (Carboidrato ou Açúcar)! A parte branca nos fornece Fibra, mais sobre a importância deste a seguir…

Diferença Número 1: Bebendo Apenas o Suco Não Ingerimos a Fibra da Fruta

fibras

Esta é a primeira e talvez mais importante diferença quando estamos falando em beber apenas o suco da fruta ao invés de comê-la inteira. Fibras são muito importante na nossa alimentação, pois além de ser uma contra-partida na ingestão do suco (Áçucar Puro!), ainda ajudam na nossa sensação de saciedade (compare comer uma laranja e beber um copo de suco para sentir a diferença que estou falando aqui). Sem as Fibras, e uma alta ingestão de açúcar no organismo, nosso corpo é “obrigado” a jogar altas doses (picos) de insulina no nosso sangue para compensar (altas doses de açúcar em nosso sangue é tóxico, e nosso corpo precisa rapidamente trazê-lo para níveis aceitáveis).

O problema é que, após a fibra ser removida, a frutose do suco acaba absorvida mais rapidamente. Picos súbitos de açúcar no sangue fazem com que o pâncreas libere insulina para que ele volte a um nível normal. Com o tempo, esse mecanismo pode se desgastar, aumentando o risco de diabetes tipo 2.

Agora você começa a entender porque a Dieta Paleo faz tanto sucesso, pois ela “entende” como nosso corpo funciona, como nosso corpo evoluiu para se adaptar às condições e aos alimentos disponíveis, e com base nesta realidade que estamos acostumados, nos recomenda uma alimentação compatível. Então não é surpresa que tenhamos histórias como a de Ryan que melhorou sua condição no Diabetes Tipo 1 depois de aderir à alimentação Paleolítica.

Diferença Número 2: Um Copo de Suco Precisa em Média de Cinco Laranjas

suco de laranja

O segundo ponto também importante nesta diferença entre beber apenas o suco ou comer a fruta por inteiro, é que para termos um copo de 300ml de suco, normalmente precisamos utilizar o suco de 5 ou 6 laranjas. Então se utilizarmos uma matemática simples, esta diferença piora ou agrava a primeira diferença em 5 vezes! Uma alimentação Paleo nos fornece energia e proteína necessária para construção muscular e também a dose de carboidratos necessária e saudável.

Já se tomarmos as decisões “erradas” caso nosso objetivo seja emagrecer, iremos engordar (por exemplo se optarmos pelo suco ao invés da Fruta)! O próprio Tim Ferriss já tinha abordado tópicos similares no seu excelente livro 4 Horas para o Corpo. Na realidade Tim ainda vai além, pois relaciona as consequências da nossa alimentação inclusive no apetite e desempenho sexual.

E você qual prefere? Beber o Suco ou comer a fruta inteira? Sabia destas diferenças chaves entre um e outro e o impacto que pode ter nos seus objetivos de emagrecimento? Deixe sua opinião na área de comentários e vamos conversar a respeito!

Gostou do artigo? Encaminhe para um amigo ou amiga para que eles também saibam das diferenças e utilize o link a seguir para publicar na sua Rede Social Favorita! É muito simples publicar no Facebook e compartilhar com todos seus amigos!

Não esqueça de curtir a página PALOW nas nossas redes sociais! 😉

About the author: Patrícia Menezes

Patrícia Menezes

Leave a Reply

Your email address will not be published.