meditação


Quantas vezes vocês já se permitiram ouvir o seu “eu”?! Sabe, quando você se permite silenciar tudo ao redor e conectar-se com seu interior mais profundo?! Falar sobre isso em meio às situações caóticas geradas pelos fatores externos – trânsito, emprego, contas e tantos outros compromissos que o ser humano assumiu na contemporaneidade parece algo surreal, não é mesmo? A boa noticia é que isso é possível e deve ser praticado – se possível – diariamente, antes mesmo de iniciar a rotina diária!

Um dos meios de encontrar “paz em meio à guerra” é a meditação.

Meditar é uma prática tão antiga quanto heterogênea, usada pelas diversas culturas e religiões. E, uma das abordagens da psicologia que destaca a importância da meditação é chamada de psicossíntese. É sobre ela que quero falar hoje. Trata-se de uma visão holística do ser humano, que observa a totalidade: corpo, mente e espírito. Um de seus pilares é a meditação criativa, uma técnica que promove o diálogo interior, a reflexão, autoconhecimento, até encontrar a solução de problemas. Consiste em visualizar, por meio da imaginação, um jardim interior, um lugar de tranquilidade para encontrar-se com o “Self”, com o próprio “Eu”.

Nesse processo, a respiração é fundamental, pois é através dela que se alcança o estado profundo de relaxamento necessário para esse “encontro no jardim interior”. Quero propor algo a vocês nesta manhã: um encontro com o seu “jardim interior”. Quero que fechem seus olhos por alguns instantes, respirem lenta e naturalmente, inspirem, expirem, até sentir como se toda essa oxigenação tivesse percorrido todas as partes do corpo. Comecem a visualizar à sua frente um jardim, um lugar de tranquilidade e paz. Neste momento, encontre-se com seu eu, permita-se trazer à mente questões que o incomodam e, a partir disso, busque se compreender, abra-se para outros pontos de vista, entendendo que mesmo a situação mais adversa não precisa tirar sua paz.

Essa atividade permitirá que você seja conduzido ao seu jardim interior e lá se encontrar com a pessoa mais importante: você! Só transmitimos aquilo que temos em nós, assim, quando estamos bem conosco podemos refletir isso para o Universo que nos cerca.

MEDITAÇÃO E BENEFÍCIOS

A meditação pode auxiliar na redução da sensação da dor. É o que diz a pesquisa que cientistas da Universidade de Manchester, da Inglaterra, constataram. Depois de avaliar voluntários com vários graus de experiência com a meditação, foi possível descobrir que meditadores mais avançados alcançam um nível suficiente para sofrer menos com a dor. De acordo com o autor, os resultados do estudo confirmam nossa suspeita de que a meditação pode afetar o cérebro. A meditação treina o cérebro para ter mais foco no presente e, com isso, a pessoa gasta menos tempo antecipando futuros eventos negativos.

Pode ser por isso que a meditação é eficaz em reduzir a recorrência da depressão, que torna a dor crônica consideravelmente pior. Sobre o mesmo tema, há outro estudo, publicado na revista médica Pain, que descobriu que determinadas áreas do cérebro ficam menos ativas quando os meditadores antecipam a dor que, durante o experimento, era induzida por um pequeno laser. Aqueles com mais experiência de meditação – até 35 anos de prática – apresentaram a menor expectativa da dor, o que os levou a relatar menor intensidade dessa dor.

Segundo o autor Pierre Rainville, pesquisador da Universidade de Montreal, Canadá, as pesquisas anteriores constataram que os praticantes de meditação zen têm sensibilidade mais baixa à dor, e o objetivo do estudo atual é determinar como eles conseguem alcançar esse resultado. Para isso, foram utilizados exames de  ressonância magnética funcional que conseguiram demonstrar que, apesar de terem consciência da dor, tal sensação não é processada na região cerebral responsável pela avaliação, pelo racionamento e pela formação de memória dessas pessoas.

As observações dos autores têm origem no trabalho conduzido com 13 praticantes de meditação zen expostos a estímulos dolorosos de calor. A equipe de pesquisa realizou exames de ressonância magnética funcional do cérebro dos participantes, ao mesmo tempo em que reuniu relatos sobre sua percepção de dor. Comparados a um número igual de pessoas não praticantes de meditação zen, a equipe descobriu que os praticantes mais experientes relataram níveis mais baixos de dor, assim como menor atividade nas regiões cerebrais (o córtex pré-frontal, a amígdala e o  hipocampo), que estão relacionadas aos processos cognitivos, às emoções e à memória. Ou seja, com essas pesquisas, fica possível dizer que a prática regular de meditação pode, sim, ser uma grande aliada nas dores crônicas.

BENEFÍCIOS MENTAIS

Antes de ir direto para cada tipo de meditação e técnicas, gostaria de convencê-los a meditar. Há diversos estudos que relatam as alterações fisiológicas que ocorrem em pessoas que meditam. Na área cerebral, nota-se um aumento da integração e da efetividade do cérebro e acontece uma ampliação das ondas cerebrais relacionadas ao relaxamento.

Além disso, ocorre menor gasto de oxigênio pelas células do corpo, redução da frequência cardíaca e diminuição da condutância elétrica da pele (devido ao relaxamento). Podemos dizer que o ato de meditar provoca redução do metabolismo e assim ocorre uma pronunciada desaceleração do funcionamento do corpo. O cérebro fica globalmente mais irrigado, e há ainda o aumento da concentração de dopamina, norepinefrina e serotonina (neurotransmissores), o que explica o aumento da sensação de prazer, motivação e energia após a prática da meditação. Sem contar com a redução dos hormônios do estresse, que se torna um dos chamarizes para essa prática!

E, finalmente, só quero encorajá-lo a fazer essa mudança. Você pode agir. Você pode ver os resultados. Você pode viver um ótimo estilo de vida.

Boa sorte e obrigado!

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Referências

Dr. Mohamad Barakat. Pilares de uma vida Saudável.

About the author: Jair Ricardo

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