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Jejum intermitente guia completo pelo Dr. Jason Fung – Parte 1


O jejum intermitente é o mais antigo segredo da saúde. É antigo porque tem sido praticada em toda a história humana. É um segredo porque este poderoso hábito foi praticamente esquecido, embora muitos estejam descobrindo outra vez esta técnica de saúde.

Ele pode ter grandes benefícios se for feito de maneira correta, tais como: perda de peso, inversão de diabetes tipo 2, aumento da energia e muitas outras coisas.

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O grande guru sobre o jejum intermitente, Dr. Jason Fung, fez este simples guia para iniciantes, onde você pode aprender tudo o que você quer saber sobre ele.

Jejum intermitente – não é passar fome?

Não.

O jejum difere da fome de uma maneira crucial, tal como ao controle da mesma, não é a ausência involuntária de comida e não é deliberado nem controlado por não haver comida.

O jejum, é a retenção voluntária de alimentos por razões espirituais, de saúde ou outras.

A comida é uma coisa facilmente disponível para todos, mas você optar por não comer, isso pode ser para qualquer período de tempo, de algumas horas até dias ou mesmo semanas em fim isso é JEJUM INTERMITENTE.

Você pode começar um jejum a qualquer momento a sua escolha, e você pode terminar um jejum a vontade, também.

Você pode iniciar ou parar um jejum por qualquer razão, ou nenhuma razão.

O jejum não tem duração normal, uma vez que é apenas a ausência de comer.

Sempre que você não está comendo, está em jejum. Por exemplo, você pode jejuar entre o jantar e o café da manhã no dia seguinte, um período de aproximadamente 12-14 horas. Nesse sentido, o jejum deve ser considerado uma parte da vida cotidiana.

É talvez a mais antiga e mais poderosa intervenção saudável de alimentação imaginável.

Considere o termo “quebrar rápido”.

Isso se refere à refeição que quebra o seu jejum o que é feito diariamente.

Em vez de ser uma espécie de castigo cruel e incomum, a população  reconhece implicitamente que o jejum deve ser realizado diariamente, mesmo que seja por um período curto.

O jejum não é algo mal e curioso, mas sim uma parte de cada dia, uma parte da vida normal de cada ser humano e deveria ser encarado como normal.

No entanto, de alguma forma, esquecemos seu poder impressionante e ignoramos seu potencial terapêutico.

jejum intermitente

Aprender como fazer corretamente o Jejum Intermitente e como usa-lo em seu beneficio.

No seu núcleo, o jejum simplesmente permite que o corpo queime o excesso de gordura corporal.

É importante perceber que isso é normal e os seres humanos evoluíram para jejuar sem consequências prejudiciais para a saúde.

A gordura corporal é apenas energia alimentar que foi armazenada e deveria ter sido eliminada.

Se você não comer, seu corpo simplesmente irá “comer” sua própria gordura para ter mais energia.

A vida é viver, é saber equilibrar o bom e o mau, o yin e o yang.

O mesmo se aplica ao comer e depois fazer jejum.

Jejum, afinal, é simplesmente o outro lado da alimentação. Se você não está comendo, está em jejum. Veja como funciona.

Quando comemos, adquirimos mais energia alimentar que é ingerida pelo corpo e que pode ser usado imediatamente, más Parte dessa energia deve ser armazenada para uso posterior.

A insulina é o principal hormônio envolvido no armazenamento de energia alimentar.

Insulina aumenta quando comemos, ajudando a armazenar o excesso de energia de duas maneiras distintas. Os açúcares podem ser ligados em cadeias longas chamadas glicogênio e armazenadas no fígado. Há, no entanto, espaço de armazenamento limitado e uma vez atingido, o fígado começa a transformar o excesso de glicose em gordura. Este processo é chamado de Novo Lipogenesis (que significa literalmente Fazendo Gordura de Novo).

Parte desta gordura recém criada é armazenada no fígado, mas a maioria é exportada para outros depósitos de gordura no corpo.

Embora este seja um processo mais complicado, não há limite para a quantidade de gordura criada.

Assim, existem dois sistemas de armazenamento de energia de alimentos complementares em nossos corpos. Um é facilmente acessível, mas com espaço limitado de armazenamento (glicogênio), e o outro é mais difícil de acessar, mas tem espaço de armazenamento ilimitado (gordura corporal).

O processo vai em sentido inverso quando não comemos (jejum).

Os níveis de insulina caem, sinalizando o corpo para começar a queimar a energia armazenada, já que você não está a comer e não terá alimentos para gastar.

Glicose no sangue cai, assim que o corpo deve agora puxar a glicose para fora do armazenamento para queimar para a energia.

O glicogênio é a fonte de energia mais facilmente acessível.

É dividido em moléculas de glicose para fornecer energia para as outras células. Isso pode fornecer energia suficiente para alimentar o corpo por 24-36 horas.

Depois disso, o corpo vai começar a quebrar a gordura para obter energia.

Assim, percebe-se que o corpo realmente só existe em dois estados, o estado alimentado (insulina alta) e o estado jejum (insulina baixa).

Ou estamos armazenando energia alimentar, ou estamos queimando.

É um ou outro.

Se comer e jejuar passa a haver uma rotina e os dois estados ficarão equilibrados, então não há nenhum ganho de peso líquido.

Se começarmos a comer no minuto em que saímos da cama e não pararmos até dormirmos, passamos quase todo o nosso tempo no estado alimentado. Ao longo do tempo, vamos ganhar peso.

Nós não permitimos que nosso corpo pare e possa queimar a energia do alimento.

Para restaurar o equilíbrio ou para perder peso, basta aumentar a quantidade de tempo para queimar a energia alimentar (jejum).

Em essência, jejum permite que o corpo use sua energia armazenada. Afinal, para isso que o nosso corpo foi desenhado não é?

A coisa mais importante a entender é que não há nada de errado em fazer jejuns.

É assim que nossos corpos são projetados. Isso é o que cães, gatos, leões, ursos fazem. Isso é o que os humanos fazem.

Se você está constantemente comendo, como muitas vezes é recomendado, então seu corpo vai simplesmente usar a energia de entrada de alimentos e nunca queimar a gordura corporal.

Você só irá armazená-lo.

Seu corpo vai salvá-lo por um tempo quando não há nada para comer. Você não tem equilíbrio. E assim vai engordar e engordar e ter muitas doenças e problemas.

Benefício mais óbvio do jejum é a perda de peso. No entanto, há uma miríade de benefícios além disso, muitos dos quais eram amplamente conhecidos desde os tempos antigos.

Esses períodos de jejum eram muitas vezes chamados de “limpezas”, “desintoxicações” ou “purificações”, mas a ideia é a mesma , abster-se de comer comida por um certo período de tempo para benefícios à saúde.

As pessoas imaginavam que esse período de abstinência da comida apagaria nossos sistemas de toxinas e nos rejuvenesceria.

Eles estavam mais corretos do que sabiam.

jejum

Alguns destes supostos benefícios físicos do jejum incluem:

Maior clareza mental e concentração;

Peso e perda de gordura corporal;

Redução dos níveis de insulina e açúcar no sangue;

Inverte o diabetes tipo 2;

Aumento da energia;

Melhoria da queima de gordura;

Aumento do hormônio de crescimento;

Redução do colesterol no sangue;

Prevenir a doença de Alzheimer (possivelmente);

Estende a vida (possivelmente);

Ativa a limpeza celular (possivelmente) estimulando a autofagia (descoberta que recebeu o prêmio Nobel de medicina em 2016);

Diminuição da inflamação.

Vantagens

O jejum oferece muitas vantagens únicas importantes não disponíveis em outras dietas.

Enquanto as dietas complicam a vida, o jejum simplifica. Onde as dietas são caras, o jejum é livre. Onde as dietas podem levar tempo, o jejum economiza tempo. Onde as dietas são limitadas, o jejum está disponível em qualquer lugar. Quando as dietas têm eficácia variável, o jejum tem eficácia inquestionável. Não há nenhum método mais poderoso para baixar a insulina e o peso corporal.

Por hoje é só, mas não deixe de continuar a leitura desse artigo no próximo Post.

 

Referências:

The Obesity Code, Jason Fung.

The Complete Guide to fasting, Jason Fung.

Traduzido por: Vida Paleo, Erika Lopes.

About the author: Jair Ricardo

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