intestino

Curando o intestino


Parte II – Problemas intestinais: Curando o intestino

Continuação…da parte I

Por Paul Jaminet

O intestino é a linha de frente da saúde. O intestino humano abriga 100 trilhões de bactérias de milhares de espécies diferentes, pois eles pesam vários quilos e compõem cerca de metade do peso seco das fezes. Para controlar essas bactérias de 70% a 80% das células do sistema imunológico do corpo são normalmente encontrados dentro e ao redor do intestino.

Um intestino saudável é protegido por uma camada mucosa que se destina a promover comensais (bactérias amigáveis), proporcionando uma barreira para bactérias patogênicas. Os seres humanos desenvolveram maneiras de “alimentar” as espécies de bactérias comensais.

Por exemplo:

  • Muco humano é feito de glicoproteínas , ou compostos à base de proteína e açúcar . Certas bactérias probióticas , tais como Bifidobacterium bifidum, são capazes de digerir muco humano. Assim, o intestino humano evoluiu para produzir ” alimento” para as bactérias intestinais benéficas, garantindo que eles sejam mantidos mesmo durante longos jejuns.
  • O leite materno contém açúcares especiais, chamados oligossacarídeos do leite humano, que especificamente alimentam as Bifidobacterium bifidum e asseguram que esta espécie colonize com sucesso o intestino do bebê e evita infecções.

A ausência desta barreira protetora de muco e bactérias amigáveis torna o
intestino extremamente vulneráveis a doenças infecciosas. Os bebês prematuros que são alimentados com fórmulas infantis e não o leite materno, muitas vezes contraem uma infecção intestinal perigosa, a enterocolite necrosante.

Além de bactérias patogênicas, o intestino é confrontado com uma pesada carga de toxinas. Bruce Ames e Lois Gold estimou que uma pessoa comum consome em média de 5.000 a 10.000 toxinas diferentes de plantas, acumulando 1500mg por dia, além de 2000 mg de toxinas queimadas geradas durante o cozimento.

O post de hoje se concentrará em como os 1500mg de toxinas naturais provenientes de plantas danificam a parede intestinal e sua mucosa, deste modo causando doenças intestinais infecciosas.

Toxidade dos cereais integrais:

Gramíneas tornaram-se os alimentos básicos da agricultura por causa de seus ricos rendimentos: uma única planta pode gerar dezenas de milhares de sementes por ano.
No entanto, esta prolífera produção de sementes sempre tornou as gramíneas atraentes para os herbívoros, e fez com que sementes desenvolvessem altos níveis de toxinas destinadas a envenenar o trato digestivo de mamíferos, permitindo, assim, que suas sementes passem através do intestino de herbívoros sem serem digeridas. São essas toxinas que fazem os grãos de cereais serem tão perigoso para a saúde humana.

A eficácia das toxinas de grãos em prejudicarem a digestão humana é
representada pelo aumento da massa fecal que produzem:

Para cada grama de farelo de trigo comido, o peso fecal aumenta em 5,7 gramas.

Ao inibir a digestão humana , toxinas do trigo aumentam dramaticamente a quantidade de amido não digerido atingindo o cólon. Este maior fornecimento de alimentos aumenta substancialmente a população bacteriana – e a presença de amido, o que é normalmente disponível no cólon, favorece o crescimento das espécies patogénicas.

Infelizmente toxinas do trigo fazem muito mais do que prejudicar a digestão de alimentos. Eles também danificam o próprio intestino. Já falei sobre isso em outro post.

Toxicidade das leguminosas:

Leguminosas também contem uma variedade de toxinas que suspendem a digestão e danificam o intestino. Alguns exemplos:

  • fitoemaglutina , uma lectina de feijão , faz com que o intestino fique permeável; bloqueie a produção de ácido no estômago, promovendo o crescimento excessivo de bactérias do intestino delgado; cria uma população excessiva no intestino de células imaturas que são facilmente colonizados por E. coli e outros agentes patogénicos, prejudica o muco e encurta o intestino villi.
  • inibidores de alfa-amilase em leguminosas atrapalham a digestão do amido e causa um inchaço no intestino e multiplicação das bactérias intestinais patogênicas.
  • Anticorpos da proteínas de soja foram identificados em indivíduos com doenças como a duodenite, doença de Crohn, colite ulcerativa, e doença celíaca, e estas doenças são algumas vezes curadas quando a soja é removida da dieta.

Devo ressaltar que a alergia ao amendoim e a soja são uns dos tipos mais comuns alergias. Isso destaca a considerável resposta imune que a toxina de leguminosas podem gerar. Já publiquei um post sobre os grãos, veja aqui.

Toxidade da Frutose (metade do açúcar):

A frutose é um açúcar que é tóxico para os seres humanos e inútil – mas é uma rica fonte de energia para as bactérias. O consumo de frutose promove fortemente o crescimento bacteriano no intestino e aumenta os níveis de endotoxinas bacterianas do corpo.

veneno

Da fibra

A maioria das pessoas acha que a fibra é indigesta e que sai nas fezes. Isso não é verdade. A fibra é indigerível para os seres humanos, mas não para as bactérias. A fibra serve de alimento a bactérias que permite que as bactérias do intestino para se multipliquem. Bactérias, não alimentos não digeridos, compõem a maior parte do peso seco das fezes.

Os médicos geralmente recomendam fibras para pacientes com doença intestinal. Embora não seja totalmente sem mérito, este conselho geralmente age contra os pacientes.

Há três problemas: Ajudar bactérias a se alimentarem e se multiplicarem pode ser indesejável, fibras, como os farelos de grãos de cereais, muitas vezes contém proteínas tóxicas e, por fim, todas as fibras de grãos e outro compostos “ásperos e volumosos” danificam a parede intestinal. Dr. Paul L. McNeil explica que:

Quando você come alimentos ricos em fibras, eles chocam-se contra as células que revestem o trato gastrointestinal, rompendo assim seu revestimento externo.

Isso não pode ser uma coisa boa.”

E não é. No experimento Dieta e Reinfarto (DART), publicado em 1989, 2.033 homens britânicos foram divididos em um grupo com alto teor de fibras e um grupo controle. O grupo de altao teor de fibra comeram grãos integrais e dobraram sua ingestão de fibras de cereaisde 9 para 17 gramas pao dia. O resultado? Mortes no grupo de alto teor de fibras foram 22% maiores durante o curso do estudo – 9,9% do grupo de controle morreram, em contraste com 12,1 % do grupo com alto teor de fibras.

Fibras solúveis mais macias de frutas e alguns vegetais são muito mais susetíveis a ajudar do que o farelo de trigo, mas até mesmo elas podem ser algo bom apenas com moderação, ou bom apenas para um intestino saudável. Fibras alimentam bactérias patogénicas, assim como bactérias probióticas, e aumenta as populações de ambos. Quando o intestino está danificado e permeável, mais bactérias significam mais toxinas bacterianas e mais patógenos infiltrando o corpo.

Uma dieta pobre em fibras, levando à redução de populações de bactérias no intestino, pode ser desejável para pacientes com doença intestinal.

Sim, é possível obter fibra demais!

fibra

 

Resumo dos alimentos tóxicos para eliminar ou evitar:

Resumindo, pacientes com doenças intestinais devem eliminar os alimentos tóxicos de suas dietas:

  • Eliminar todos os grãos, exceto o arroz branco talvez. Trigo, aveia e milho e os seus produtos, como farinha de trigo, amido de milho, pão e massas, devem ser eliminados.
  • Eliminar todas as leguminosas, especialmente a soja, feijão e amendoim.”
  • Elimine óleos ricos em omega 6, tais como óleo de soja, óleo de cártamo, óleo de milho, óleo de amendoim e óleo de canola.
  • Elimine açúcares, frutose, com exceção de frutas. Não beba bebidas que contêm açúcar (sucos e refrigerantes).
  • Minimize fibras para manter baixo a população bacteriana do intestino e evitar danos na parede intestinal.
  • Minimize outras fontes de proteína potencialmente tóxicas. Em geral, a proteína deve ser obtida a partir de carnes de animais e peixes, não ovos, laticínios, ou plantas. No entanto, as gorduras de leite e ovos são altamente desejáveis.

Quando a saúde do intestino é restaurada, laticínios podem ser introduzidos na dieta. No entanto, os principais alimentos tóxicos – grãos, legumes , óleos 6 -rico- ômega , e frutose – deve ser eliminado para a vida toda.

Preenchendo as lacunas na dieta:

Para a maioria das pessoas eliminar os grãos abrirá uma grande lacuna na dieta. Alimentos que podem ser usados para preencher essa lacuna incluem:

• alimentos vegetais Saudáveis como os “amidos seguros”, tais como, batata doce e inhame, frutas, arroz branco, taro e bagas.

• gordura saturada e óleos ricos em gorduras, manteiga clarificada, óleo de coco, óleo de palma, manteiga de cacau (sim, sobremesas de chocolate são saudáveis!), Junto com azeite e banha de porco. Faça molhos de salada caseiros com estes óleos, ao invés de comprar carnes falsas no supermercados feitas com soja ou óleo de canola.

• Otimize o consumo de ômega-3 ingestão e preze por um consumo baixo de ômega-6, isto inclui consumir carnes, carnes vermelhas (carne de cordeiro), frutos do mar, e consumir pelo menos 1 vez por semana uma porção de salmão ou sardinhas frescas, ricas em gorduras omega-3.”

sardinhas
Quando o intestino delgado está estremamente danificado, alimentos ricos em gordura podem ser difícil de tolerar, uma vez que as enzimas que digerem as gorduras e as proteínas dietéticas podem também digerir as células humanas.

Nesses casos, a dieta deve se concentrar em alimentos ricos em amido, como a batata, até que a saúde do intestino seja restaurada. Não se esqueça de complementar com vitaminas e minerais nesses casos.

Conclusão:
Eliminar toxinas alimentares pode curar doenças intestinais e sempre melhora o prognóstico.

Referências:

Primalbrasil, Caio Fleury.

Fujimura KE et al. Role of the gut microbiota in defining human health. Expert Rev Anti Infect Ther. 2010 Apr;8(4):435-54. //pmid.us/20377338.

Ruas-Madiedo P et al. Mucin degradation by Bifidobacterium strains isolated from the human intestinal microbiota. Appl Environ Microbiol. 2008 Mar;74(6):1936-40. //pmid.us/18223105.

Bode L. Human milk oligosaccharides: prebiotics and beyond. Nutr Rev. 2009 Nov;67 Suppl 2:S183-91.//pmid.us/19906222. Hat tip Dr. Art Ayers.

Ames BN, Gold LS. Paracelsus to parascience: the environmental cancer distraction. Mutation Research2000 Jan 17; 447(1):3-13. //pmid.us/10686303

Lapaquette P, Darfeuille-Michaud A. Abnormalities in the Handling of Intracellular Bacteria in Crohn’s Disease. J Clin Gastroenterol. 2010 Jul 7. [Epub ahead of print]. //pmid.us/20616747.

Qin J et al. A human gut microbial gene catalogue established by metagenomic sequencing. Nature. 2010 Mar 4;464(7285):59-65. //pmid.us/20203603.

Carl Zimmer, “How Microbes Defend and Define Us,” New York Times, July 12, 2010, //www.nytimes.com/ 2010/07/13/science/13micro.html.

Donlan RM. Biofilms: microbial life on surfaces. Emerg Infect Dis. 2002 Sep;8(9):881-90.//pmid.us/12194761.

Tets VV et al. [Impact of exogenic proteolytic enzymes on bacteria]. Antibiot Khimioter. 2004;49(12):9-13. //pmid.us/16050494.

Art Ayers, “Cure for Inflammatory Diseases,” Sept. 2, 2009, //coolinginflammation.blogspot.com/2009/09/curefor inflammatory-diseases.html. Desrosiers M et al. Methods for removing bacterial biofilms: in vitro study using clinical chronic rhinosinusitis specimens. Am J Rhinol. 2007 Sep-Oct;21(5):527-32. //pmid.us/17883887.

Cammarota G et al. Biofilm demolition and antibiotic treatment to eradicate resistant Helicobacter pylori: A clinical trial. Clin Gastroenterol Hepatol. 2010 May 14. [Epub ahead of print]//pmid.us/20478402. Zhao T, Liu Y. Nacetylcysteine inhibit biofilms produced by Pseudomonas aeruginosa. BMC Microbiol. 2010 May 12;10:140. // pmid.us/20462423.

About the author: Jair Ricardo

Leave a Reply

Your email address will not be published.